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A aprendizagem musical no desenvolvimento pessoal e social de uma jovem com Síndrome de Down

dc.contributor.advisorRaimundo, José Filomeno Martins
dc.contributor.advisorGodinho, José Carlos David Nunes
dc.contributor.authorCepêda, Maria Marta Pereira Dias Vasques
dc.date.accessioned2015-09-09T17:18:52Z
dc.date.available2020-09-09T00:30:10Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Variante de Formação Musical e Música de Conjunto.por
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido nas aulas de Formação Musical e Classe de Conjunto no Conservatório Regional de Setúbal durante o ano letivo de 2013/2014. A segunda parte reporta-se a um projeto de investigação que estudou a relação com a música de uma jovem com Síndrome de Down. O fator determinante que me induziu curiosidade e interesse na investigação deste tema foi a experiência pessoal que partilhei com uma jovem portadora de Síndrome de Down, enquanto sua professora de música/violino. Assim sendo, a questão de investigação incide sobre a importância que a aprendizagem musical teve na vida da Maria; sobre a motivação inicialmente demonstrada e após o término desta experiência: sobre os benefícios desta prática no desenvolvimento desta jovem. O objetivo central da pesquisa foi analisar os percursos na música de uma jovem com síndrome de Down. Como objetivos específicos colocou-se: Caracterizar globalmente a jovem com síndrome de Down; Caracterizar a importância da música na vida da jovem com esta síndrome; Caracterizar a relação da jovem com a aprendizagem do violino; Caracterizar o papel desempenhado pela escola e pelos professores na relação com a música da jovem; Caracterizar o papel desempenhado pela família na relação com a música da jovem com síndrome de Down. Para tal, utilizou-se uma metodologia qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, que conta com um relato próprio e com a aplicação de entrevistas à mãe, ao pai e à atual professora de violino da jovem. Os resultados apontam para uma evolução notória no desenvolvimento de competências nos campos da formação pessoal, social e também musical, alterando os seus comportamentos e evidenciando um aumento de autoestima, o desejo de comunicar e o aumento do leque de interesses.por
dc.identifier.tid201095955
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2947
dc.language.isoporpor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectViolinopor
dc.titleA aprendizagem musical no desenvolvimento pessoal e social de uma jovem com Síndrome de Downpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineFormação Musical e Música de Conjuntopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapor

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