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A aprendizagem musical no desenvolvimento pessoal e social de uma jovem com Síndrome de Down
| dc.contributor.advisor | Raimundo, José Filomeno Martins | |
| dc.contributor.advisor | Godinho, José Carlos David Nunes | |
| dc.contributor.author | Cepêda, Maria Marta Pereira Dias Vasques | |
| dc.date.accessioned | 2015-09-09T17:18:52Z | |
| dc.date.available | 2020-09-09T00:30:10Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Variante de Formação Musical e Música de Conjunto. | por |
| dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido nas aulas de Formação Musical e Classe de Conjunto no Conservatório Regional de Setúbal durante o ano letivo de 2013/2014. A segunda parte reporta-se a um projeto de investigação que estudou a relação com a música de uma jovem com Síndrome de Down. O fator determinante que me induziu curiosidade e interesse na investigação deste tema foi a experiência pessoal que partilhei com uma jovem portadora de Síndrome de Down, enquanto sua professora de música/violino. Assim sendo, a questão de investigação incide sobre a importância que a aprendizagem musical teve na vida da Maria; sobre a motivação inicialmente demonstrada e após o término desta experiência: sobre os benefícios desta prática no desenvolvimento desta jovem. O objetivo central da pesquisa foi analisar os percursos na música de uma jovem com síndrome de Down. Como objetivos específicos colocou-se: Caracterizar globalmente a jovem com síndrome de Down; Caracterizar a importância da música na vida da jovem com esta síndrome; Caracterizar a relação da jovem com a aprendizagem do violino; Caracterizar o papel desempenhado pela escola e pelos professores na relação com a música da jovem; Caracterizar o papel desempenhado pela família na relação com a música da jovem com síndrome de Down. Para tal, utilizou-se uma metodologia qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, que conta com um relato próprio e com a aplicação de entrevistas à mãe, ao pai e à atual professora de violino da jovem. Os resultados apontam para uma evolução notória no desenvolvimento de competências nos campos da formação pessoal, social e também musical, alterando os seus comportamentos e evidenciando um aumento de autoestima, o desejo de comunicar e o aumento do leque de interesses. | por |
| dc.identifier.tid | 201095955 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2947 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | por |
| dc.subject | Música | por |
| dc.subject | Síndrome de Down | por |
| dc.subject | Família | por |
| dc.subject | Violino | por |
| dc.title | A aprendizagem musical no desenvolvimento pessoal e social de uma jovem com Síndrome de Down | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Formação Musical e Música de Conjunto | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | por |
