Repository logo
 
Publication

Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rolland

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPinho, José Francisco Bastos Dias de
dc.contributor.authorGama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da
dc.date.accessioned2016-04-27T12:40:30Z
dc.date.available2016-04-27T12:40:30Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionRelatório de Estágio e Dissertação apresentados à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho é composto por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto, realizadas no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide na reeducação dos movimentos incorretos e correção dos problemas de posturas já interiorizados em alunos de violino numa fase inicial da aprendizagem. Pretende-se construir um plano de correção com exercícios da metodologia de Paul Rolland para a aquisição de hábitos corretos de postura e manipulação do instrumento para uma boa execução. Com este trabalho, pretende-se também verificar as vantagens do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This essay is composed of two sections. The first is composed of a description of the practices incorporated in both the individual and chamber music classes that contributed to my practical supervised teaching project and was conducted in the Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. º Luiz Peter Clode. The second section consists of an investigation project, which focuses on the reeducation of incorrect movements and the correction of internalised postural problems during violin lesson, in the initial stage of learning. The aim is to construct a correction plan using Paul Rolland's methodological exercises, in order to acquire good postural habits and a manipulation of the instrument that results in good execution. Another intention of this project is to elicit the advantages of parental input in their childrens' learning process.pt_PT
dc.identifier.tid201140845
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4617
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMovimento corporalpt_PT
dc.subjectProblemática posturalpt_PT
dc.subjectAprendizagem do violinopt_PT
dc.subjectMetodologia Rollandpt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectBody movementpt_PT
dc.subjectProblematic posturept_PT
dc.subjectViolin lessonspt_PT
dc.subjectRolland's methodologypt_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.titleUma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método Rollandpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TM_TRENEDDY-GAMA.pdf
Size:
7.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: