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Gestão de identidade corporativa: do signo ao código

dc.contributor.authorRaposo, Daniel
dc.date.accessioned2011-05-18T16:04:27Z
dc.date.available2011-05-18T16:04:27Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do Grau de Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto.por
dc.descriptionDe acordo com as instruções do autor o documento depositado em livre acesso constitui apenas uma parte da dissertação.por
dc.description.abstractO presente estudo, aborda o conceito de gestão de identidade corporativa, centrado na questão da marca. Encontra-se que será difícil compreender ou gerir a identidade corporativa, sem conhecer a origem de tal fenómeno, justificando um estudo dos diferentes antecedentes ou origens da marca, procurando contextualizar cada um e traçar um percurso que partindo do signo possa chegar à gestão, do que se compreende como um sistema vivo de signos – o código. Propõem-se um percurso baseado nas diferentes alterações funcionais e simbólicas da marca, evidenciando a sua relação com as alterações técnicas, sociais, culturais e económicas que terão provocado a sua transição de signo a código. Os modelos de gestão de identidade corporativa convergem com a ideia chave de olhar a marca como um sistema vivo em de rede de signos, influenciador e dependente da empresa na sua dimensão interna e externa. As alterações culturais, sociais, económicas e tecnológicas, emergentes parecem reforçar a necessidade de uma relação cada vez mais próxima entre empresa e consumidor, a qual pode ser facilitada pela flexibilidade da estrutura organizativa através do serviço, da customização de massas, da personalização e da Internet, tendo a marca como elo de ligação e domínio transversal comum. Para a elaboração deste trabalho, recorreu-se a bibliografia diversa, relacionando e/ou confrontando opiniões sustentadas por diferentes autores, dos quais se destacam pela incidência das suas citações Joan Costa (2004), Per Mollerup (1997) e Norberto Chaves (1988). A marca e a empresa contemporânea são interdependentes e criam um super sistema semiótico, composto por signos e meta-signos relacionados em expressão inter-media, que criam uma experiência multisensorial capaz de influenciar a construção da imagem corporativa. Razão pela qual para gerir a identidade e a imagem corporativa é necessário actuar sobre o sistema semiótico, procurando manter ou criar um discurso multisensorial coerente.por
dc.identifier.citationMARTINS, Daniel Raposo (2005) - Gestão de identidade corporativa : do signo ao código. Aveiro : Universidade. 258 p. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/657
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.subjectGestão de identidade corporativapor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectImagem corporativapor
dc.subjectIdentidade corporativapor
dc.subjectSignopor
dc.subjectCódigopor
dc.titleGestão de identidade corporativa: do signo ao códigopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.titleGestão de identidade corporativa : do signo ao códigopor
person.familyNameRaposo Martins
person.givenNameDaniel
person.identifier.ciencia-id6911-9356-139E
person.identifier.orcid0000-0002-7818-7325
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication2169b67a-e98c-495c-8f57-e03b446e6d07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2169b67a-e98c-495c-8f57-e03b446e6d07
thesis.degree.nameMestrado em Design, Materiais e Gestão de Produto

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