Repository logo
 
Publication

A música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musical

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRaimundo, José Filomeno Martins
dc.contributor.authorRendeiro, Maria Margarida Guilherme Santos
dc.date.accessioned2020-02-11T14:52:21Z
dc.date.available2020-02-11T14:52:21Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractEste trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto, e está dividido em duas partes. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizada ao longo do ano letivo 2017-2018, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e duas turmas de Coro. A segunda parte diz respeito ao Projeto do Ensino Artístico que elaborei acerca da utilização de reportório tradicional português como recurso nas aulas de Iniciação Musical. Será o reportório tradicional português uma ferramenta com competências necessárias para a Iniciação? Como implementar estratégias que permitam o desenvolvimento de competências musicais através do uso das canções tradicionais portuguesas? Estabelecendo paralelismo com o trabalho desenvolvido por pedagogos de referência, como Zoltán Kodály e Edgar Willems, este projeto reúne reportório tradicional português organizando-o por grau de dificuldade crescente, segundo uma linha de aprendizagem cumulativa.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report comes under the Master of Music Teaching - Variant of Musical Formation and Ensemble Music, and is divided into two parts. The first part describes the work developed within the Supervised Teaching Practice - Internship, carried out during the school year 2017-2018, at the National Art Conservatory School of Music, in Lisbon, where I accompanied a class of the 4th degree of Musical Formation and two choir classes. The second part concerns the Artistic Teaching Project that I elaborated about the use of traditional Portuguese repertoire as a resource in Musical Initiation classes. Is the traditional Portuguese repertoire a tool with necessary skills for the Initiation? How to implement strategies that allow the development of musical skills through the use of traditional Portuguese songs? Paralleling the work of leading pedagogues such as Zoltán Kodály and Edgar Willems, this project brings together traditional Portuguese repertoire organizing it by increasing degree of difficulty along a cumulative learning path.pt_PT
dc.identifier.tid202439437
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6920
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectReportóriopt_PT
dc.subjectMúsica tradicional portuguesapt_PT
dc.subjectMúsica tradicionalpt_PT
dc.subjectCançõespt_PT
dc.subjectIniciação musicalpt_PT
dc.subjectReportoirept_PT
dc.subjectPortuguese traditional musicpt_PT
dc.subjectFolk musicpt_PT
dc.subjectSongspt_PT
dc.subjectMusic iniciationpt_PT
dc.titleA música tradicional portuguesa como recurso na iniciação musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Margarida Rendeiro(18).pdf
Size:
4.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: