Repository logo
 
Publication

O processo de ensino/aprendizagem do violoncelo numa criança com Mutismo Seletivo: um estudo de caso

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da
dc.contributor.advisorQuelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires
dc.contributor.authorVila, Tiago Daniel Matias
dc.date.accessioned2018-01-07T21:31:00Z
dc.date.available2018-01-07T21:31:00Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO propósito do presente estudo de caso passa por compreender em que medida, a adaptação de estratégias de ensino e o desenvolvimento de uma relação próxima entre professor e aluno potencializam de forma positiva o processo de ensino aprendizagem do Violoncelo, numa criança com Mutismo Seletivo. Para tal foram defenidos como objetivos específicos: descrição do processo de ensino/aprendizagem do caso em questão; caracterizar os fatores envolvidos no processo ensino/aprendizagem do violoncelo com uma criança com Mutismo Seletivo; identificar os fatores que potencializam o processo de ensino/aprendizagem do violoncelo numa criança com Mutismo Seletivo. A metodologia utilizada neste estudo acenta num estudo de caso único, de caráter qualitativo. Foi realizada uma entrevista para recolha de dados, bem como registos de observação direta. Os resultados obtidos apontam para a importância do papel do professor e da relação professor-aluno como fatores potencializadores de sucesso no processo de aprendizagem do instrumento.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The purpose of the present case study is to understand to what extent, the adaptation of teaching strategies and the development of a close relationship between teacher and student positively potentiate the learning process of the Cello in a child with Selective Mutism. For this purpose, specific objectives were defined: to describe and reflect on the teaching/learning process of the case in question; To characterize the factors involved in the teaching/learning process of the cello with a child with Selective Mutism; To identify the factors that potentiate/promote the process of teaching/learning the cello in a child with Selective Mutism. The methodology used in this study emphasizes a unique case study of a qualitative nature. An interview was conducted for data collection, as well as direct observation records. The results obtained point to the importance of the role of the teacher and the teacher-student relationship as potential factors for success in the learning process of the instrument.pt_PT
dc.identifier.tid201810522
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5826
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiais;pt_PT
dc.subjectMutismo seletivopt_PT
dc.subjectAprendizagem do violoncelopt_PT
dc.subjectRelação professor-alunopt_PT
dc.subjectEstratégias de ensino da músicapt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectSelective mutismpt_PT
dc.subjectLearning the cellopt_PT
dc.subjectTeacher-student relationshippt_PT
dc.subjectMusic teaching strategiespt_PT
dc.titleO processo de ensino/aprendizagem do violoncelo numa criança com Mutismo Seletivo: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tiago Vila .pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: