Repository logo
 
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada : leitura à primeira vista aplicada no ensino-aprendizagem do acordeão

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorMarques, Veronique Gonçalves
dc.date.accessioned2018-11-09T10:27:39Z
dc.date.available2018-11-09T10:27:39Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto.
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, estando estruturado em duas partes distintas mas relacionadas entre si. Na primeira parte aborda-se o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada no Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes, e onde constam informações relacionadas com a escola e uma síntese da prática pedagógica da disciplina de instrumento e classe de conjunto. Esta parte inicia com a caracterização do meio envolvente, da escola e dos alunos, depois apresenta as planificações e os relatórios de aulas mais pertinentes e termina com uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, com o título: Leitura à primeira vista aplicada no ensino-aprendizagem do acordeão. Esta temática, sob a forma de uma Investigação-Ação (I-A), surge no sentido de demonstrar a relevância da implementação e desenvolvimento da leitura à primeira vista nos alunos do curso básico de acordeão. A recolha de dados foi realizada através de gravações de leituras à primeira vista antes e após a aplicação da estratégia, grelhas de avaliação dessas gravações preenchidas por um júri e questionários aos alunos que participaram ativamente nesta investigação. A metodologia aplicada e análise de resultados deste estudo, permitiu-nos concluir que a implementação da leitura à primeira vista nas aulas é bastante benéfica para o desenvolvimento dos alunos. A motivação dos alunos foi bastante evidente e os resultados quanto ao desempenho na leitura geral do reportório decorreu de uma forma muito mais natural.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This Internship Report reflects the teaching practice developed during the internship held under the curricular unit of Supervised Teaching Practice as well as the research work developed under the curricular unit Artistic Teaching Project, thus being structured in two distinctive parts but relating to each other. The first part addresses the work developed in the Supervised Teaching Practice at the Orfeao de Leiria | Conservatorio de Artes, as well as information relating to the school and a synthesis on the pedagogical practice in an instrument course and ensemble class. This part begins with the characterization of the environment, the school and its students, then it introduces the planifications and reports of the most relevant classes and it finishes off with a critical reflexion of the work developed throughout the internship. The second part sets out the developed research work, with the title: Sight-reading applied in the Teaching-Learning of the accordion. This topic, in the form of an actionresearch, emerges in the sense of demonstrating the relevance of the implementation and development of sight-reading in the students of basic accordion course. The collection of data was carried out through recordings of sight-readings, before and after the implementation of the strategy, evaluation grids of those recordings filled by a jury and questionnaires to students which actively participated in this research. The applied methodology and analysis of the results of this study, it allowed us to conclude that the implementation of sight-reading in the classroom is very beneficial to the development of the students. The student's motivation was quite evident and the results as for performance in general reading of the repertoire ran in a much more natural form.pt_PT
dc.identifier.tid202013480
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6258
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLeitura à primeira vistapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAcordeãopt_PT
dc.subjectPerformance musicalpt_PT
dc.subjectSight-readingpt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectAccordionpt_PT
dc.subjectMusical performancept_PT
dc.titleRelatório final da prática de ensino supervisionada : leitura à primeira vista aplicada no ensino-aprendizagem do acordeãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Veronique Marques(17).pdf
Size:
33.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: