| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 8.93 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da “continuidade-descontinuidade” dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento.
Description
Keywords
Epistemologia educativa Paradigmas científicos Conhecimento quotidiano Conhecimento científico e escolar Conhecimento multidisciplinar
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (2012) - Perspectiva epistemológica da realidade: "independência - coexistência” nas formas de conhecimento. Educação e Filosofia. ISSN 0102 6801. Vol. 26, n.º 51, Jan./Jun., p. 263-288.
Publisher
Universidade Federal de Uberlândia
