Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perspectiva epistemológica da realidade: “independência- coexistência” nas formas de conhecimento

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educação e filosofia.pdf8.93 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da “continuidade-descontinuidade” dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento.

Description

Keywords

Epistemologia educativa Paradigmas científicos Conhecimento quotidiano Conhecimento científico e escolar Conhecimento multidisciplinar

Pedagogical Context

Citation

MARTINS, Ernesto (2012) - Perspectiva epistemológica da realidade: "independência - coexistência” nas formas de conhecimento. Educação e Filosofia. ISSN 0102 6801. Vol. 26, n.º 51, Jan./Jun., p. 263-288.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Federal de Uberlândia

CC License