Publication
Perspectiva epistemológica da realidade: “independência- coexistência” nas formas de conhecimento
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2012-11-06T15:08:45Z | |
| dc.date.available | 2012-11-06T15:08:45Z | |
| dc.date.issued | 2012-06 | |
| dc.description.abstract | A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da “continuidade-descontinuidade” dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento. | por |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2012) - Perspectiva epistemológica da realidade: "independência - coexistência” nas formas de conhecimento. Educação e Filosofia. ISSN 0102 6801. Vol. 26, n.º 51, Jan./Jun., p. 263-288. | por |
| dc.identifier.issn | 0102 6801 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1491 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
| dc.subject | Epistemologia educativa | por |
| dc.subject | Paradigmas científicos | por |
| dc.subject | Conhecimento quotidiano | por |
| dc.subject | Conhecimento científico e escolar | por |
| dc.subject | Conhecimento multidisciplinar | por |
| dc.title | Perspectiva epistemológica da realidade: “independência- coexistência” nas formas de conhecimento | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Uberlândia (Brasil) | por |
| oaire.citation.endPage | 288 | por |
| oaire.citation.startPage | 263 | por |
| oaire.citation.title | Educação e Filosofia | por |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
