Publication
Inclusão duma jovem com síndrome do x frágil no 2º ciclo do ensino regular português
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.contributor.author | Caetano, Carina | |
| dc.date.accessioned | 2014-06-17T15:35:02Z | |
| dc.date.available | 2014-06-17T15:35:02Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description.abstract | Analisamos as dificuldades de inclusão duma aluna D, de 12 anos, portadora Síndrome X Frágil, que frequenta o 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escola de Castelo Branco. Os objetivos orientaram-se à aplicação, na aula, de medidas educativas inclusivas, com estratégias e metodologias impostas no Currículo Educativo Individual. Utilizamos a metodologia qualitativa (estudo de caso), recorrendo à observação documental, naturalista e participante, questionário aos professores, entrevistas semiestruturadas (pré, pós) à professora de ensino especial e à encarregada de educação, triangulando os dados com as notas de campo. Os resultados confirmaram que a escola respeita a inclusão com recursos adequados. Os professores de apoio demostram boas práticas, informação adequada à síndrome e às necessidades de intervenção. Os pais revelam-se colaborativos, empenhados e envolvidos, realçando a proximidade com a escola e participação no processo de ensino-aprendizagem (contributo ao sucesso). | por |
| dc.identifier.citation | Martins, Ernesto ; Caetano, Carina (2014) - Inclusão duma jovem com síndrome do x frágil no 2º ciclo do ensino regular português. Nuances : estudos sobre educação. ISSN 2236-0441. Vol 25, nº 1, jan./abr., p. 317-332. | por |
| dc.identifier.issn | 2236-0441 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2412 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Ciências e Tecnologia, Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
| dc.relation.publisherversion | http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/issue/archive | por |
| dc.subject | Síndrome do X frágil | por |
| dc.subject | Inclusão educativa | por |
| dc.subject | Escola inclusiva | por |
| dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
| dc.subject | Intervenção didática | por |
| dc.title | Inclusão duma jovem com síndrome do x frágil no 2º ciclo do ensino regular português | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | São Paulo (Brasil) | por |
| oaire.citation.endPage | 332 | por |
| oaire.citation.startPage | 317 | por |
| oaire.citation.title | Nuances : estudos sobre educação | por |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
