Repository logo
 
Publication

Inclusão duma jovem com síndrome do x frágil no 2º ciclo do ensino regular português

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.authorCaetano, Carina
dc.date.accessioned2014-06-17T15:35:02Z
dc.date.available2014-06-17T15:35:02Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAnalisamos as dificuldades de inclusão duma aluna D, de 12 anos, portadora Síndrome X Frágil, que frequenta o 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escola de Castelo Branco. Os objetivos orientaram-se à aplicação, na aula, de medidas educativas inclusivas, com estratégias e metodologias impostas no Currículo Educativo Individual. Utilizamos a metodologia qualitativa (estudo de caso), recorrendo à observação documental, naturalista e participante, questionário aos professores, entrevistas semiestruturadas (pré, pós) à professora de ensino especial e à encarregada de educação, triangulando os dados com as notas de campo. Os resultados confirmaram que a escola respeita a inclusão com recursos adequados. Os professores de apoio demostram boas práticas, informação adequada à síndrome e às necessidades de intervenção. Os pais revelam-se colaborativos, empenhados e envolvidos, realçando a proximidade com a escola e participação no processo de ensino-aprendizagem (contributo ao sucesso).por
dc.identifier.citationMartins, Ernesto ; Caetano, Carina (2014) - Inclusão duma jovem com síndrome do x frágil no 2º ciclo do ensino regular português. Nuances : estudos sobre educação. ISSN 2236-0441. Vol 25, nº 1, jan./abr., p. 317-332.por
dc.identifier.issn2236-0441
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2412
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCiências e Tecnologia, Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/issue/archivepor
dc.subjectSíndrome do X frágilpor
dc.subjectInclusão educativapor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectIntervenção didáticapor
dc.titleInclusão duma jovem com síndrome do x frágil no 2º ciclo do ensino regular portuguêspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo (Brasil)por
oaire.citation.endPage332por
oaire.citation.startPage317por
oaire.citation.titleNuances : estudos sobre educaçãopor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Nuances.pdf
Size:
244.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: