Publication
A importância da classe de conjunto de violinos Suzuki no desenvolvimento musical, pessoal e social dos alunos
| datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Godinho, José Carlos David Nunes | |
| dc.contributor.author | Santos, Gisela Sofia Teixeira dos | |
| dc.date.accessioned | 2017-04-08T10:22:15Z | |
| dc.date.available | 2017-04-08T10:22:15Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Fundação Conservatório Regional de Gaia. É realizada uma contextualização do meio escolar e das classes de Violino e Classe de Conjunto do Conservatório, seguindo-se a descrição do desenrolar da prática em si, encerrando-se com uma reflexão sobre a mesma. Este relatório também incide sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, na qual foi desenvolvido um projeto cujo objetivo investigativo é verificar os eventuais efeitos da classe de conjunto Suzuki no desenvolvimento musical, social e pessoal dos alunos num contexto onde são combinadas aulas individuais e de conjunto. Foi realizada uma revisão literária, discutindo conceitos como a aprendizagem e a fluência musical sob o ponto de vista de Keith Swanwick, o Método Suzuki, a memorização e a imitação, a aprendizagem em conjunto e as relações sociais desta resultantes e o papel da ansiedade na performance. Assim, foi realizada uma investigação-ação que visava analisar os efeitos da classe de conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal dos alunos derivados de uma intervenção que consistiu em lecionar aulas individuais e de conjunto semanais. Neste sentido, recolheram-se dados de diversas fontes, através da observação direta, com registo de notas de campo, do preenchimento de grelhas de registo de níveis de competência e da realização de entrevistas, levantando as perceções dos alunos e encarregados de educação de alunos que frequentam ou não as aulas de conjunto. Seguidamente, foram retiradas as conclusões do estudo, que parecem apontar para a existência de benefícios no desenvolvimento das crianças, num ensino que conjugue aulas de conjunto e aulas individuais. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201696029 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5498 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
| dc.subject | Aulas individuais | pt_PT |
| dc.subject | Aulas de conjunto | pt_PT |
| dc.subject | Método Suzuki | pt_PT |
| dc.subject | Sociais e pessoais | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagens musicais | pt_PT |
| dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
| dc.subject | Individual lessons | pt_PT |
| dc.subject | Suzuki method | pt_PT |
| dc.subject | Musical | pt_PT |
| dc.subject | Social and personal learning | pt_PT |
| dc.title | A importância da classe de conjunto de violinos Suzuki no desenvolvimento musical, pessoal e social dos alunos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |
