Repository logo
 
Publication

A importância da classe de conjunto de violinos Suzuki no desenvolvimento musical, pessoal e social dos alunos

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorGodinho, José Carlos David Nunes
dc.contributor.authorSantos, Gisela Sofia Teixeira dos
dc.date.accessioned2017-04-08T10:22:15Z
dc.date.available2017-04-08T10:22:15Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Fundação Conservatório Regional de Gaia. É realizada uma contextualização do meio escolar e das classes de Violino e Classe de Conjunto do Conservatório, seguindo-se a descrição do desenrolar da prática em si, encerrando-se com uma reflexão sobre a mesma. Este relatório também incide sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, na qual foi desenvolvido um projeto cujo objetivo investigativo é verificar os eventuais efeitos da classe de conjunto Suzuki no desenvolvimento musical, social e pessoal dos alunos num contexto onde são combinadas aulas individuais e de conjunto. Foi realizada uma revisão literária, discutindo conceitos como a aprendizagem e a fluência musical sob o ponto de vista de Keith Swanwick, o Método Suzuki, a memorização e a imitação, a aprendizagem em conjunto e as relações sociais desta resultantes e o papel da ansiedade na performance. Assim, foi realizada uma investigação-ação que visava analisar os efeitos da classe de conjunto no desenvolvimento musical e sociopessoal dos alunos derivados de uma intervenção que consistiu em lecionar aulas individuais e de conjunto semanais. Neste sentido, recolheram-se dados de diversas fontes, através da observação direta, com registo de notas de campo, do preenchimento de grelhas de registo de níveis de competência e da realização de entrevistas, levantando as perceções dos alunos e encarregados de educação de alunos que frequentam ou não as aulas de conjunto. Seguidamente, foram retiradas as conclusões do estudo, que parecem apontar para a existência de benefícios no desenvolvimento das crianças, num ensino que conjugue aulas de conjunto e aulas individuais.pt_PT
dc.identifier.tid201696029
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5498
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectAulas individuaispt_PT
dc.subjectAulas de conjuntopt_PT
dc.subjectMétodo Suzukipt_PT
dc.subjectSociais e pessoaispt_PT
dc.subjectAprendizagens musicaispt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectIndividual lessonspt_PT
dc.subjectSuzuki methodpt_PT
dc.subjectMusicalpt_PT
dc.subjectSocial and personal learningpt_PT
dc.titleA importância da classe de conjunto de violinos Suzuki no desenvolvimento musical, pessoal e social dos alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gisela Santos.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: