Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

InfluĂȘncia da estrutura da paisagem nas comunidades de aves. As comunidades de passeriformes da Beira Interior Sul, Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Livro_JT_PF_LQN.pdf10.34 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho tem como objectivo identificar a relação existente entre as comunidades de aves que nidificam na sub-regiĂŁo Beira Interior Sul e a composição e estrutura da paisagem desse territĂłrio. Procurou-se, igualmente, verificar a importĂąncia da rugosidade do terreno na distribuição destas comunidades. Foi igualmente objectivo do estudo identificar um conjunto de mĂ©tricas espaciais que caracterizem a estrutura da paisagem, bem como as tipologias fisionĂłmicas de habitat passĂ­veis de determinar a distribuição das comunidades de passeriformes nidificantes. A informação referente Ă  ocupação de solo foi processada no programa ArcGIS 9.3.1, com recurso Ă  extensĂŁo Patch Analyst. A informação relativa Ă  rugosidade do terreno foi analisada na extensĂŁo Land Facet Corridor Tools. Os dados resultantes, juntamente com a informação referente Ă s aves nidificantes, foram posteriormente estudados atravĂ©s de AnĂĄlise CanĂłnica de CorrespondĂȘncias (ACC) e de AnĂĄlise Classificativa (AC). Os resultados do estudo mostram que a Beira Interior Sul apresenta locais com uma riqueza especĂ­fica significativa no que diz respeito Ă s comunidades de passeriformes nidificantes, embora os resultados obtidos nĂŁo sejam idĂȘnticos para toda a sub-regiĂŁo. O valor de 11,7, correspondente Ă  riqueza especĂ­fica mĂ©dia Ă© razoĂĄvel, mas apresenta um desvio padrĂŁo de 5,2, que expressa essa realidade. Este facto pode ser explicado por diversos factores como o zonamento do territĂłrio, em que se distingue um sector oeste mais homogĂ©neo, com clara dominĂąncia florestal e menor disponibilidade de nichos ecolĂłgicos, de um sector este com maior heterogeneidade e proporcionalidade de ocupaçÔes do solo, permitindo a existĂȘncia de mais nichos ecolĂłgicos para as diferentes espĂ©cies de aves. Os resultados da ACC, mostram ainda que as tipologias de ocupação do solo tĂȘm maior influĂȘncia na distribuição da avifauna, ao explicar 37% da variação total, do que a estrutura, cujo resultado foi de 16%. Para o estudo da estrutura deste territĂłrio fica tambĂ©m demonstrada a importĂąncia de incluir Ă­ndices de rugosidade, porque esta opção permitiu melhorar a explicação da variação total em 5%. A anĂĄlise classificativa permitiu a identificação de tipologias fisionĂłmicas importantes em que predominam os estratos arbĂłreo e arbustivo, cujos resultados estĂŁo em conformidade com os grĂ©mios de alimentação e nidificação identificados para as aves estudadas.

Description

Keywords

AnĂĄlise CanĂłnica de CorrespondĂȘncias SIG Passeriformes nidificantes MĂ©tricas da Paisagem

Pedagogical Context

Citation

TomĂ©, J., Quinta­-Nova, L. & Fernandez, P. (2016). InfluĂȘncia da estrutura da paisagem nas comunidades de aves. As comunidades de passeriformes da Beira Interior Sul, Portugal. Novas EdiçÔes AcadĂ©micas. ISBN: 978-84-695-9132-1, 79 pp.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Novas EdiçÔes Académicas

CC License