Repository logo
 
Publication

A identidade visual em produtos alimentares

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.authorLaginha, Catarina Alexandra Trindade
dc.date.accessioned2018-11-09T10:23:12Z
dc.date.available2018-11-09T10:23:12Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
dc.description.abstractEsta investigação tem como propósito contribuir para o conhecimento em Design de Comunicação, especificamente, sobre a perceção pública da Identidade Visual de Produtos Alimentares. O projeto de investigação surge da necessidade de identificar quais as características gráficas da Identidade Visual (IV), de um produto agroalimentar que contribuem para o seu reconhecimento e compreensão pública. Foi selecionada uma metodologia mista, compreendendo uma componente de investigação não intervencionista, que consiste no estudo de casos descritivos, na revisão da literatura e inquéritos; e investigação ativa, baseada no estudo de casos exploratórios, onde se procede ao redesign da identidade visual de marcas alimentares. A investigação centra-se em marcas portuguesas do setor agroalimentar, especificamente, azeites e queijos da região centro do país, considerando a classificação da NUTS II - segundo nível da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos, constituído por sete unidades, das quais cinco no continente e os territórios das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No setor agroalimentar, tem-se verificado um investimento em processos de inovação ao nível da produção e da comunicação do produto. Em particular, os azeites e queijos têm sido objeto de processos de inovação a par de esforços para enfatizar características intrínsecas, como a origem, a tradição e o processo de fabrico enquanto fatores de diferenciação. No entanto, no contexto da crise económica dos últimos anos, o grande investimento centrou-se, particularmente, na otimização dos processos de transformação da matériaprima contrastando, com a aposta ao nível do design de comunicação. Uma vez que a investigação assenta no processo da comunicação, os dados resultantes serão relativos a códigos e fatores culturais e menos sobre o levantamento das marcas existentes num determinado mercado. Nesta medida, os resultados da investigação pressupõem um contributo direto de auxílio ao designer, no processo de desenvolvimento da comunicação - promoção e posicionamento, das marcas de azeite, num mercado, permitindo-lhe dar uma resposta mais assertiva relativa ao tema, num curto espaço de tempo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : This investigation (research) aims to contribute to the knowledge in Design of Communication, specifically, about the public perception of the Visual Identity of food products. The investigation project appears of the necessity of identify which the graphic characteristic of the visual identity, of a food product, contribute for his recognition, understanding and public memorization. It was selected a mixed methodology, that consists of the study of descriptive cases, in the re¬vision of the literature and inquiries; based on cases that were studied, where if it proceeds to the redesign of the visual identity of food marks. The investigation is based on marks of the food sector, specifically oils and cheeses that healthy certified of the inner region of the country. In the food sector, has been checked an investment in innovation processes at the level of the product and of the design of communication. In particularly, the oils and cheeses have been an object of processes of innovation to emphasize intrinsic characteristics, like the origin, the tradition, and the process of production while differentiation factors, especially in the context of the economic crisis of the last years. As soon as the investigation suits the communication process, the results will be relative to codes and cultural factors and less on the lifting of the existent marks in a determined market. In this measure, the results of the investigation contribute straightly to the help of the designer, allowing to him to give a more assertive answer what concerns the communication.pt_PT
dc.identifier.tid202013529
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6253
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidade visualpt_PT
dc.subjectReconhecimentopt_PT
dc.subjectCompreensãopt_PT
dc.subjectSetor agroalimentarpt_PT
dc.subjectVisual identitypt_PT
dc.subjectRecognitionpt_PT
dc.subjectComprehensionpt_PT
dc.subjectAgri - food sectorpt_PT
dc.titleA identidade visual em produtos alimentarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Catarina Laginha(19).pdf
Size:
54.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: