Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A natureza da ciência e da tecnologia : um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da história da química

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A natureza da ciencia e da tecnologia.pdf845.94 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo apresentado refere-se ao ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, enquanto componente fulcral da literacia científica. Neste contexto assume particular importância a implementação de Sequência Didáticas que abordem de forma explícita a interdependência entre Ciência e Tecnologia. O principal objetivo do estudo apresentado é analisar o contributo de um recurso, integrado numa Sequência Didática dessa natureza para a compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. O estudo foi efetuado com alunos dos Ensinos Básico e Secundário (14-16 anos) e os dados apresentados foram obtidos a partir da análise qualitativa das respostas às questões colocadas aos alunos, após a leitura e análise de um texto que relata um episódio da História da Química.

Description

Keywords

Interdependência entre a ciência e a tecnologia Natureza da ciência e da tecnologia Abordagem CTS Sequência didática História da ciência

Pedagogical Context

Citation

FIGUEIREDO, Margarida ; PAIXÃO, Fátima ; RUFINO, Maria do Rosário (2017 ) – A natureza da ciência e da tecnologia : um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da história da química. In Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 10, Sevilla, 5-8 de septembre. Atas, Sevilha : Enseñanza de las Ciencias. p. 3689-3695.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Enseñanza de las Ciencias