Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
845.94 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo apresentado refere-se ao ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, enquanto componente fulcral da literacia científica. Neste contexto assume particular importância a implementação de Sequência Didáticas que abordem de forma explícita a interdependência entre Ciência e Tecnologia. O principal objetivo do estudo apresentado é analisar o contributo de um recurso, integrado numa Sequência Didática dessa natureza para a compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. O estudo foi efetuado com alunos dos Ensinos Básico e Secundário (14-16 anos) e os dados apresentados foram obtidos a partir da análise qualitativa das respostas às questões colocadas aos alunos, após a leitura e análise de um texto que relata um episódio da História da Química.
Description
Keywords
Interdependência entre a ciência e a tecnologia Natureza da ciência e da tecnologia Abordagem CTS Sequência didática História da ciência
Pedagogical Context
Citation
FIGUEIREDO, Margarida ; PAIXÃO, Fátima ; RUFINO, Maria do Rosário (2017 ) – A natureza da ciência e da tecnologia : um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da história da química. In Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 10, Sevilla, 5-8 de septembre. Atas, Sevilha : Enseñanza de las Ciencias. p. 3689-3695.
Publisher
Enseñanza de las Ciencias