Publication
Design de interiores domésticos no início do século XX : apontamentos de Arte Nova na obra de Ernesto Korrodi
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mesquita, Marieta Dá | |
dc.contributor.advisor | Gomes, Maria Marques Calado de Albuquerque | |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernando José Carneiro Moreira da | |
dc.contributor.author | Romãozinho, Mónica | |
dc.date.accessioned | 2015-09-24T11:15:33Z | |
dc.date.available | 2015-09-24T11:15:33Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description | Só estão disponíveis o resumo e o abstract. | pt_PT |
dc.description.abstract | No início do século XX, o Design de Interiores resultava do trabalho desenvolvido por arquitectos, decoradores, pintores ou entalhadores. Acreditamos que já existia como prática profissional regulada por uma rede coerente de princípios de concepção e pelo entendimento do espaço interior como teia global de relações que se estabelece entre planos, ornamento, iluminação e mobiliário. A Arte Nova contribuiu para a valorização do Design de Interiores domésticos em Portugal, tendo sido particularmente difundida por Ernesto Korrodi (1870-1944), professor contratado pelo governo português para leccionar no ensino industrial. As suas obras decorrem de uma atitude paradoxalmente ecléctica e moderna, apoiando-se por um lado, numa reinterpretação de soluções referenciadas no período medieval ou na Renascença; por outro, em fórmulas sediadas nos movimentos Arte Nova, Arts and Crafts e Secessão, disseminadas através da imprensa e das Grandes Exposições. Nos seus projectos persistem determinadas dependências e hierarquias, mas estas cruzam-se com as necessidades despertadas pelas inovações técnicas, o que faz com que se preocupe também com a resposta à eclosão de novas funções e mobiliário na casa, a par das exigências higienistas do momento. Se a Arte Nova marca as fachadas, no interior deparamo-nos com espaços mais depurados, marcados por apontamentos decorativos, incorporados na azulejaria e nos tectos estucados ou em caixotões. O ornamento contribuía, deste modo, para a dignificação dos planos das paredes, lambris e tectos, assumindo um papel fundamental na composição espacial. Alguns dos seus projectos jamais abandonariam o suporte de papel provando que também de utopia é feito o Design. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101426690 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2980 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Arte Nova | pt_PT |
dc.subject | Design de interiores | pt_PT |
dc.subject | Eclectismo | pt_PT |
dc.subject | Funcionalidade | pt_PT |
dc.subject | Habitação | pt_PT |
dc.subject | Intimidade | pt_PT |
dc.title | Design de interiores domésticos no início do século XX : apontamentos de Arte Nova na obra de Ernesto Korrodi | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Romãozinho | |
person.givenName | Ana Mónica Pereira Reis de Matos | |
person.identifier.ciencia-id | BD13-059F-C4D5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0616-5845 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 99cf6022-7f2c-4602-9876-26413dbf3f06 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 99cf6022-7f2c-4602-9876-26413dbf3f06 | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Design | pt_PT |