Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de um Fantasy Sport Game como caso de estudo para aplicação de conceitos de desenvolvimento de software

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Proceedingscisti2024ptes_FSG_JCM.pdf2.09 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os Fantasy Sport Games (FSG) são aplicações de sucesso entre os adeptos das mais variadas modalidades desportivas, não só devido à maior interação dos adeptos com o desporto que acompanham, mas também devido à variabilidade de plataformas que apresentam. Este tipo de aplicações oferece aos seus utilizadores oportunidade de formarem equipas fantasia constituídas por atletas reais que geram pontos para essa equipa com base na sua prestação real. Este artigo descreve o processo de desenvolvimento do Fantasy Sport League (FSL) que é um FSG desenvolvido em ambiente académico que utiliza mecanismos de web scraping para obter os dados reais necessários ao seu funcionamento. Esta abordagem assentou numa colaboração academia-empresa para possibilitar aos alunos empregar conceitos e práticas de desenvolvimento de software desde a conceção até ao teste de produto construído. Este processo contribuiu para a formação dos estudantes e resultou numa aplicação web backoffice e numa aplicação mobile desenvolvidas em OutSystems. Esta aplicação tem como modalidade alvo o futebol, mais especificamente da primeira liga portuguesa, permitindo aos seus utilizadores escolher atletas, gerir ligas entre várias outras funcionalidades. Descrevem-se as pessoas, o processo, o projeto e o produto resultante desta abordagem. Apresentam-se também os resultados de testes de aceitação realizados junto de potenciais utilizadores do FSL, para a aferir o seu grau de satisfação face à aplicação.
Fantasy Sport Games (FSG) are successful applications among fans of various sports, not only due to increased fan interaction with the sports they follow but also because of the variety of platforms they offer. This type of application allows users to create fantasy teams composed of real athletes who earn points for the team based on their real-world performance. This article describes the development process of the Fantasy Sport League (FSL), an FSG developed in an academic environment that utilizes web scraping mechanisms to gather the real data necessary for its operation. This approach involved a collaboration between academia and industry to enable students to apply software development concepts and practices from conception to testing the built product. This process contributed to the students’ education and resulted in a backoffice web application and a mobile application developed in OutSystems. The target sport for this application is football, specifically the Portuguese first league, allowing users to choose athletes, manage leagues, and enjoy various other functionalities. The people, process, project, and resulting product of this approach are described. The article also presents the results of acceptance tests conducted with potential FSL users to assess their satisfaction with the application.

Description

Keywords

Fantasy Sport OutSystems Educação Web scraping Education

Pedagogical Context

Citation

METRÔLHO, José Carlos [et al.] (2024) - Desenvolvimento de um Fantasy Sport Game como caso de estudo para aplicação de conceitos de desenvolvimento de software. In 19th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI’24), Salamanca, Espanha. p. 815 – 822. ISBN: 978-989-36481-1-7. https://www.cisti.eu/

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Information and Technology Management Association (ITMA)

CC License

Without CC licence