Publication
A cooperação família/jardim de infância na adaptação da criança ao pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.contributor.advisor | Agostinho, Clotilde Alves Nunes | |
dc.contributor.author | Calmeiro, Ana Patrícia Pires | |
dc.date.accessioned | 2015-11-27T11:15:53Z | |
dc.date.available | 2015-11-27T11:15:53Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Relatório de Estágio apresentado a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo, intitulado “A cooperação Família / Jardim de Infância na adaptação da criança ao Pré-Escolar”, é um estudo de caso realizado num Jardim de Infância oficial da cidade de Castelo Branco, e tem como objetivo conhecer os processos implementados pelo jardim de infância para uma boa adaptação das crianças, assim como analisar a cooperação entre a família e o jardim de infância e sua relação com a adaptação da criança. Apesar de a família ser, sem dúvida, a instituição primeira da educação e do desenvolvimento do ser humano, onde se fazem as principais aprendizagens e se desenvolve o sentido de competência para estabelecer relações com o mundo, a Educação Pré-Escolar tem como objectivos complementar essas aprendizagens e possibilitar a integração psicossocial das crianças. Assim sendo, consideramos que o diálogo e a colaboração/cooperação assídua entre os pais e o jardim de infância, permitirá a ambos um melhor conhecimento das necessidades e das competências das crianças e contribuirá para a criação de uma base segura para a exploração e adaptação ao mundo que as rodeia. A participação dos pais e o seu envolvimento na escola é uma das condições para uma boa adaptação ao jardim de infância. Vários estudos apresentam a existência de uma correlação positiva entre o envolvimento parental na escola e os resultados escolares dos seus filhos. Sendo a família e a escola os principais atores do processo educativo, é fundamental que entre estes dois atores o diálogo, a tolerância, a cooperação, o questionamento e as oportunidades de partilha sejam uma constante de modo a permitir uma maior e melhor articulação dos processos educativos ocorridos na escola e na família com vista ao sucesso educativo. E porque a educação só acontece e se desenvolve quando associada à instituição familiar procurámos, com este estudo analisar se a cooperação Família / Jardim de Infância influencia a adaptação da criança ao Pré-Escolar. Para tal, utilizámos como instrumentos de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas e grelhas de observação. As entrevistas semi-estruturadas feitas à educadora e aos pais das crianças, permitiram recolher dados sobre o envolvimento dos pais no Jardim de Infância e as grelhas de observação permitiram, em contexto natural, recolher dados sobre a adaptação das crianças ao Jardim de Infância. Recolhemos os dados para assim serem sujeitos a análise, procurando verificar se existe colaboração entre os pais e o jardim de infância e qual a relação com a adaptação das crianças. Com este estudo pudemos concluir que para que haja uma boa adaptação das crianças ao pré-escolar, o envolvimento dos pais é fundamental e para tal é preciso que o jardim de infância também arranje estratégias para que os pais se possam envolver mais e se interessem por tudo o que diga respeito ao jardim de infância. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: The present study, entitled “Family/Kindergarten cooperation in child adaptation to preschool” is a case study developed in a Kindergarten in Castelo Branco and aiming at analyzing the processes the kindergarten uses for the children‟s adaptation, as well as to verify if there is cooperation between the kindergarten and the family and its relationship to child adjustment. Although the family is, without doubt, the first institution of education and human development, where the major learnings occur and develop a sense of competence to establish relations with the world, the Pre-School aims to complement that learning and enable children's psychosocial integration. Therefore, we believe that dialogue and collaboration / cooperation between parents and assiduous kindergarten, allow both a better understanding of the needs and skills of children and contribute to the creation of a secure base for exploration and adaptation to the world around them. The parent‟s participation and accompaniment on their children‟s experiences is vital, considering their involvement in school. Several studies have reported the existence of a positive correlation between parental involvement in school and educational attainment of their children. Being family and school the principal actors in the educational process so it‟s necessary that both of them are in constant communication, tolerance, cooperation, challenge and opportunities for sharing are a constant in order to allow a better articulation of the educational processes that take place in both environments, aiming at the success. Education only occurs and develops when associated to the family institution we try in this study to analyze that the cooperation between family and nursery school influences the child‟s adaptation to preschool. To chuck this, the data collection tools used were the interviews performed on parents and the teacher, as well as observation grids that were applied to children and the teacher in the study. The data have been collected so that they are subjected to an analysis, in which it will be verified the existence or inexistence of cooperation between families and the kindergarten and what the relationship with the children‟s adaptation to this school. With this study we conclude that to be a good adaptation of children to preschool, parent involvement is crucial and for this the kindergarten needs also to arrange strategies that parents can get involved and more interested in everything that relates to kindergarten. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/3123 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Adaptação | pt_PT |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Family | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten | pt_PT |
dc.subject | Adaptation | pt_PT |
dc.subject | Cooperation | pt_PT |
dc.title | A cooperação família/jardim de infância na adaptação da criança ao pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |