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Abstract(s)
Estudo de natureza histórico-documental e/ou bibliográfica à volta da figura pedagógica de Joaquim Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na análise e interpretação das fontes (primárias, secundárias), complementadas com entrevistas a um seu familiar, que permitiu a reconstrução historica do percurso de vida do professor/inspetor do ensino primário, de admirador dos ideais da Escola Nova e de experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico, devedor do texto/linguagem e mediador na pesquisa e
interpretação das fontes documentais, permitiu contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sócio histórico e político em que viveu. Este artigo norteou-se pelos seguintes objetivos: analisar a obra e as ações de Joaquim Tomás no período histórico do seu percurso de vida; compreender à luz da época (contexto), o autor, a autenticidade e confiabilidade documental, a natureza da interpretação argumentativa relacionada com educação/ensino e pedagogia moderna; identificar Joaquim Tomás no seio das ideias do movimento da Escola Nova; valorizá-lo como figura pedagógica para a História da Educação. Neste resgate da memória
individual para a coletiva no campo da Educação, aprofundou-se os contributos de Joaquim Tomás para a História da Educação em Portugal e, principalmente, a sua vertente didáticopedagógica do ensino primário.
Description
Keywords
Joaquim Tomás Escola Nova História da Educação Ensino primário Didática-pedagógica Assembleia Nacional
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto C. (2023) - Mal-Estar e Sociedade (Rev UMEG), vol.23:2, p. 18-40. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v19
Publisher
Publicações da UEMG-Universidade do Estado de Minas Gerais (Brasil)
