Repository logo
 
Publication

Joaquim Tomás pedagogo português seguidor da Escola Nova na Primeira República e Ditadura Militar (1910-28) e Estado Novo (1928-1974)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2024-06-19T08:38:26Z
dc.date.available2024-06-19T08:38:26Z
dc.date.issued2024-01-24
dc.description.abstractEstudo de natureza histórico-documental e/ou bibliográfica à volta da figura pedagógica de Joaquim Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na análise e interpretação das fontes (primárias, secundárias), complementadas com entrevistas a um seu familiar, que permitiu a reconstrução historica do percurso de vida do professor/inspetor do ensino primário, de admirador dos ideais da Escola Nova e de experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico, devedor do texto/linguagem e mediador na pesquisa e interpretação das fontes documentais, permitiu contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sócio histórico e político em que viveu. Este artigo norteou-se pelos seguintes objetivos: analisar a obra e as ações de Joaquim Tomás no período histórico do seu percurso de vida; compreender à luz da época (contexto), o autor, a autenticidade e confiabilidade documental, a natureza da interpretação argumentativa relacionada com educação/ensino e pedagogia moderna; identificar Joaquim Tomás no seio das ideias do movimento da Escola Nova; valorizá-lo como figura pedagógica para a História da Educação. Neste resgate da memória individual para a coletiva no campo da Educação, aprofundou-se os contributos de Joaquim Tomás para a História da Educação em Portugal e, principalmente, a sua vertente didáticopedagógica do ensino primário.pt_PT
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico de Castelo Branco; CeiED - Centro de Investigação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, financiado pela FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto C. (2023) - Mal-Estar e Sociedade (Rev UMEG), vol.23:2, p. 18-40. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v19pt_PT
dc.identifier.doihttps://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/issue/view/481pt_PT
dc.identifier.issn1983-6651 (eletrónico)
dc.identifier.issn2238-2801 (impresso)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/9025
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPublicações da UEMG-Universidade do Estado de Minas Gerais (Brasil)pt_PT
dc.relation.ispartofseries2;
dc.relation.publisherversionOn line e impressapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectJoaquim Tomáspt_PT
dc.subjectEscola Novapt_PT
dc.subjectHistória da Educaçãopt_PT
dc.subjectEnsino primáriopt_PT
dc.subjectDidática-pedagógicapt_PT
dc.subjectAssembleia Nacionalpt_PT
dc.titleJoaquim Tomás pedagogo português seguidor da Escola Nova na Primeira República e Ditadura Militar (1910-28) e Estado Novo (1928-1974)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUEMG do Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage40pt_PT
oaire.citation.issue2023pt_PT
oaire.citation.startPage18pt_PT
oaire.citation.titleMAL-ESTAR E SOCIEDADEpt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23-Revista Mal-Estar e Sociedade_Jtomá pedagogo-2023.pdf
Size:
525.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: