Publication
Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams
| dc.contributor.author | Pinheiro, Joana Gomes | |
| dc.date.accessioned | 2012-11-06T15:15:12Z | |
| dc.date.available | 2012-11-06T15:15:12Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
| dc.description.abstract | A presente investigação centra a sua problemática na abordagem a algumas especificidades do perfil pragmático e do envolvimento de uma criança com Síndrome de Williams. Trata-se, assim, de um Estudo de Caso que se organiza como uma investigação-ação, o qual tem em vista a promoção de uma mudança na realidade estudada. Através da análise dos dados obtidos da avaliação inicial da criança, verificou-se que a mesma apresentou dificuldades específicas ao nível da pragmática (perfil pragmático peculiar com a existência de aspetos facilitadores e perturbadores da interação social) e níveis baixos de envolvimento na interação com os seus pares em contexto de recreio. Para colmatar estas dificuldades foi elaborado o programa de promoção de competências sociais Sentir, Pensar e Agir na Relação, o qual foi especificamente elaborado para o contexto desta investigação. Afigurou-se como sendo um programa flexível cujos objetivos se centraram na facilitação do reconhecimento e desenvolvimento das competências sociais da criança e do seu relacionamento interpessoal, através da criação de um ambiente de interações positivas. Depois da aplicação deste programa verificou-se que a criança apresentou melhorias na área da pragmática, na medida em que o seu perfil pragmático passou a ser caracterizado por um maior número de aspetos facilitadores da interação social e pela diminuição dos aspetos perturbadores. O envolvimento da criança em interação com os seus pares foi avaliado em níveis mais elevados. Através da implementação do programa de intervenção e das melhorias verificadas pretendesse que a criança em estudo venha a melhorar a qualidade das relações interpessoais que estabelece e que o seu processo de inclusão possa ser potenciado. | por |
| dc.identifier.citation | PINHEIRO, Joana Gomes (2012) - Sentir, Pensar e Agir na Relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com Síndrome de Williams. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 231 f. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1495 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Síndrome de Williams | por |
| dc.subject | Perfil pragmático | por |
| dc.subject | Envolvimento | por |
| dc.subject | Programa de promoção de competências sociais | por |
| dc.title | Sentir, pensar e agir na relação : um programa de promoção de competências sociais aplicado a uma criança com síndrome de Williams | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
| oaire.citation.endPage | 231 | por |
| oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
