Repository logo
 
Publication

Ideias e tendências educativas no cenário escolar. Onde estamos, para onde vamos?

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2011-10-21T09:16:49Z
dc.date.available2011-10-21T09:16:49Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste artigo pretende reflectir sobre as tendências educativas no cenário escolar actual. O autor interroga-se sobre a existência dessas tendências e/ou movimentos pedagógicos e do seu significado, intentando responder à pergunta; para onde caminha a educação/formação? Este questionamento leva-o a analisar as repercussões pedagógicas nos novos tempos e nos diversos espaços educativos. A emergência das tendências educativas intercepta-se com o novo sujeito histórico-pedagógico em três vectores: o primeiro vector constitui a conexão dos professores dinâmicos e preocupados com as necessidades e problemáticas das novas gerações, o que supõe a recuperação e o debate dialógico das ‘velhas e novas ideias’ e das propostas educativas; o segundo vector refere-se aos discursos e à sensibilidade pelo educar, pelo ensino, pela formação ou pela aprendizagem, isto é, pelas mudanças, contributos e investigações; e o último vector abrange a inovação e o desenvolvimento, a renovação dos movimentos pedagógicos, com expressões organizativas que geram debates à volta das alternativas democráticas do ensino, da missão e função social da escola, da gestão curricular e dos conteúdos pedagógicos, modos de ensinar e aprender nos novos públicos e novas profissões, novos cenários de aprendizagem, novos saberes e culturas, etc.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2006) - Ideias e tendências educativas no cenário escolar. Onde estamos, para onde vamos?. Revista Lusófona de Educação. ISSN 1645-7250. Nº 7, p. 71-90.por
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/882
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspor
dc.subjectTendências pedagógicaspor
dc.subjectCenário escolarpor
dc.subjectFunção da escolapor
dc.subjectNovas aprendizagenspor
dc.subjectPúblicospor
dc.titleIdeias e tendências educativas no cenário escolar. Onde estamos, para onde vamos?por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage90por
oaire.citation.startPage71por
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista Lusófona de Educação, nº 7.pdf
Size:
557.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: