Publication
Ideias e tendências educativas no cenário escolar. Onde estamos, para onde vamos?
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2011-10-21T09:16:49Z | |
| dc.date.available | 2011-10-21T09:16:49Z | |
| dc.date.issued | 2006 | |
| dc.description.abstract | Este artigo pretende reflectir sobre as tendências educativas no cenário escolar actual. O autor interroga-se sobre a existência dessas tendências e/ou movimentos pedagógicos e do seu significado, intentando responder à pergunta; para onde caminha a educação/formação? Este questionamento leva-o a analisar as repercussões pedagógicas nos novos tempos e nos diversos espaços educativos. A emergência das tendências educativas intercepta-se com o novo sujeito histórico-pedagógico em três vectores: o primeiro vector constitui a conexão dos professores dinâmicos e preocupados com as necessidades e problemáticas das novas gerações, o que supõe a recuperação e o debate dialógico das ‘velhas e novas ideias’ e das propostas educativas; o segundo vector refere-se aos discursos e à sensibilidade pelo educar, pelo ensino, pela formação ou pela aprendizagem, isto é, pelas mudanças, contributos e investigações; e o último vector abrange a inovação e o desenvolvimento, a renovação dos movimentos pedagógicos, com expressões organizativas que geram debates à volta das alternativas democráticas do ensino, da missão e função social da escola, da gestão curricular e dos conteúdos pedagógicos, modos de ensinar e aprender nos novos públicos e novas profissões, novos cenários de aprendizagem, novos saberes e culturas, etc. | por |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2006) - Ideias e tendências educativas no cenário escolar. Onde estamos, para onde vamos?. Revista Lusófona de Educação. ISSN 1645-7250. Nº 7, p. 71-90. | por |
| dc.identifier.issn | 1645-7250 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/882 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | por |
| dc.subject | Tendências pedagógicas | por |
| dc.subject | Cenário escolar | por |
| dc.subject | Função da escola | por |
| dc.subject | Novas aprendizagens | por |
| dc.subject | Públicos | por |
| dc.title | Ideias e tendências educativas no cenário escolar. Onde estamos, para onde vamos? | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| oaire.citation.endPage | 90 | por |
| oaire.citation.startPage | 71 | por |
| oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | por |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
