Publication
A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2010-07-02T10:54:47Z | |
dc.date.available | 2010-07-02T10:54:47Z | |
dc.date.issued | 2006-06 | |
dc.description.abstract | A educação não formal foi até agora pouco valorizada academicamente e ao nível escolar. Este estudo pretende oferecer um marco reflexivo, no âmbito pedagógico, sobre a educação não formal, sobre as aprendizagens não reguladas sobre a educação plural e aberta à não formalidade do currículo. É um facto que a escola deixou de ser espaço hegemónico da educação/formação, pois, as aprendizagens dos sujeitos são cada vez mais adquiridas em espaços partilhados e em modalidades diversificadas. Por isso, a educação não formal que esteve tão “marginalizada” da inclusão escolar, reúne praticas atractivas e motivadoras para os alunos, que devem ser articuladas ao nível do projecto educativo e/ou curricular ao nível do currículo formativo. O autor analisa o cenário da educação, da formação e da aprendizagem não regulada na sociedade do conhecimento ou da informação, em que o ensino transcende os limites tradicionais da escola, invadindo outros espaços e contextos educativos variados, as comunidades de aprendizagem, a cidade educativa na promoção de modalidades educativas interessantes à formação e à aquisição de competências, valores e atitudes nos educandos. | pt |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2006) - A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas). Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano XI, n.º 19, p. 69-95. | pt |
dc.identifier.issn | 0873-0504 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/238 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco | pt |
dc.subject | Educação formal | pt |
dc.subject | Educação não formal | pt |
dc.subject | Educação informal | pt |
dc.subject | Aprendizagem não regulada | pt |
dc.subject | Aprender a aprender | pt |
dc.subject | Pedagogia sistémica | pt |
dc.title | A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas) | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | pt |
oaire.citation.endPage | 95 | pt |
oaire.citation.startPage | 69 | pt |
oaire.citation.title | Educare Educere : Revista da Escola Superior de Educação | pt |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |