Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico
We related evoked memories and life histories of 11 retired primary teachers in the preand post-1974 period, in a phenomenologically-based qualitative approach (being a teacher - identity). We used the interview technique, relying on a biographical narrative. We submitted its content to analytical categories and interpretation in the historical time, whose results show a relationship between histories and reminiscences reported and the articulation of identity processes (biographical and relational) of the construction of the path and identity of being a teacher in that socio-historical time.
Relacionamos las memorias evocadas y las historias de vida de 11 profesores de primaria jubilados en el periodo anterior y posterior a 1974, en un enfoque cualitativo con base fenomenológica (ser profesor - identidad). Se utilizó la técnica de la entrevista, utilizando la narrativa biográfica. Sometimos su contenido a categorías analíticas e interpretación en tiempo histórico, cuyos resultados mostraron una relación entre relatos y reminiscencias relatadas y articulación de los procesos de identidad (biográficos y relacionales) de la construcción de la trayectoria e identidad de ser docente en ese tiempo socio-histórico.

Description

Keywords

Identidade docente Ser professor primário História de vida Biografia- narrativa Teaching identity Being a primary teacher Life history Narrative-biography Identidad docente Ser profesor de primaria Historia de vida Biografía-narrativa

Pedagogical Context

Citation

Martins, Ernesto C. (2022) - A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 48, e22004, p. 1-20.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil

Altmetrics