Repository logo
 
Publication

Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2022-06-21T10:30:43Z
dc.date.available2022-06-21T10:30:43Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractRelacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-históricopt_PT
dc.description.abstractWe related evoked memories and life histories of 11 retired primary teachers in the preand post-1974 period, in a phenomenologically-based qualitative approach (being a teacher - identity). We used the interview technique, relying on a biographical narrative. We submitted its content to analytical categories and interpretation in the historical time, whose results show a relationship between histories and reminiscences reported and the articulation of identity processes (biographical and relational) of the construction of the path and identity of being a teacher in that socio-historical time.pt_PT
dc.description.abstractRelacionamos las memorias evocadas y las historias de vida de 11 profesores de primaria jubilados en el periodo anterior y posterior a 1974, en un enfoque cualitativo con base fenomenológica (ser profesor - identidad). Se utilizó la técnica de la entrevista, utilizando la narrativa biográfica. Sometimos su contenido a categorías analíticas e interpretación en tiempo histórico, cuyos resultados mostraron una relación entre relatos y reminiscencias relatadas y articulación de los procesos de identidad (biográficos y relacionales) de la construcción de la trayectoria e identidad de ser docente en ese tiempo socio-histórico.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED da ULHT e FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto C. (2022) - A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 48, e22004, p. 1-20.pt_PT
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890pt_PT
dc.identifier.issn0102-549X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7992
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBoletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasilpt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.subjectSer professor primáriopt_PT
dc.subjectHistória de vidapt_PT
dc.subjectBiografia- narrativapt_PT
dc.subjectTeaching identitypt_PT
dc.subjectBeing a primary teacherpt_PT
dc.subjectLife historypt_PT
dc.subjectNarrative-biographypt_PT
dc.subjectIdentidad docentept_PT
dc.subjectSer profesor de primariapt_PT
dc.subjectHistoria de vidapt_PT
dc.subjectBiografía-narrativapt_PT
dc.titleResgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadaspt_PT
dc.title.alternativeRescuing the teaching identity - “being a primary teacher” in Portugal pre- and post-1974: From the voice of life histories to recorded memoriespt_PT
dc.title.alternativeRecuperando la identidad docente – “ser maestro de primaria” antes y después de 1974 en Portugal: de la voz de las historias de vida a los recuerdos grabadospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleBoletim Técnico da SENACpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Resgatar Identidade Docente_Histórias Vida Prof Primário_Boletim SENAC-24-2022.pdf
Size:
352.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format