Publication
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-21T10:30:43Z | |
| dc.date.available | 2022-06-21T10:30:43Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.description.abstract | Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico | pt_PT |
| dc.description.abstract | We related evoked memories and life histories of 11 retired primary teachers in the preand post-1974 period, in a phenomenologically-based qualitative approach (being a teacher - identity). We used the interview technique, relying on a biographical narrative. We submitted its content to analytical categories and interpretation in the historical time, whose results show a relationship between histories and reminiscences reported and the articulation of identity processes (biographical and relational) of the construction of the path and identity of being a teacher in that socio-historical time. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Relacionamos las memorias evocadas y las historias de vida de 11 profesores de primaria jubilados en el periodo anterior y posterior a 1974, en un enfoque cualitativo con base fenomenológica (ser profesor - identidad). Se utilizó la técnica de la entrevista, utilizando la narrativa biográfica. Sometimos su contenido a categorías analíticas e interpretación en tiempo histórico, cuyos resultados mostraron una relación entre relatos y reminiscencias relatadas y articulación de los procesos de identidad (biográficos y relacionales) de la construcción de la trayectoria e identidad de ser docente en ese tiempo socio-histórico. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | CeiED da ULHT e FCT | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Martins, Ernesto C. (2022) - A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 48, e22004, p. 1-20. | pt_PT |
| dc.identifier.doi | DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 0102-549X | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7992 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | 1; | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Identidade docente | pt_PT |
| dc.subject | Ser professor primário | pt_PT |
| dc.subject | História de vida | pt_PT |
| dc.subject | Biografia- narrativa | pt_PT |
| dc.subject | Teaching identity | pt_PT |
| dc.subject | Being a primary teacher | pt_PT |
| dc.subject | Life history | pt_PT |
| dc.subject | Narrative-biography | pt_PT |
| dc.subject | Identidad docente | pt_PT |
| dc.subject | Ser profesor de primaria | pt_PT |
| dc.subject | Historia de vida | pt_PT |
| dc.subject | Biografía-narrativa | pt_PT |
| dc.title | Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas | pt_PT |
| dc.title.alternative | Rescuing the teaching identity - “being a primary teacher” in Portugal pre- and post-1974: From the voice of life histories to recorded memories | pt_PT |
| dc.title.alternative | Recuperando la identidad docente – “ser maestro de primaria” antes y después de 1974 en Portugal: de la voz de las historias de vida a los recuerdos grabados | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Rio de Janeiro - Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 20 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Boletim Técnico da SENAC | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Resgatar Identidade Docente_Histórias Vida Prof Primário_Boletim SENAC-24-2022.pdf
- Size:
- 352.96 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
