Publication
A aprendizagem de um instrumento musical em contexto individual e em contexto de grupo
dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia | |
dc.contributor.advisor | Strynckx, Catherine | |
dc.contributor.author | Moreira, Vânia Filipa Tavares | |
dc.date.accessioned | 2015-02-17T11:20:14Z | |
dc.date.available | 2015-02-17T11:20:14Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto. | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho é composto por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto de alunos que integram o projeto Orquestra Geração; e a segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide sobre a aprendizagem de um instrumento musical em contexto individual e em contexto de grupo. Pretende-se constituir um espaço de reflexão sobre os dois contextos de aprendizagem de um instrumento musical, com o intuito de compreender a influência e importância do grupo na aprendizagem de um instrumento musical, e nos fatores que condicionam essa aprendizagem e que decorrem da mesma – entre os quais se refere a motivação, o desenvolvimento técnico e musical, e a postura em situação de performance individual e coletiva. | por |
dc.description.abstract | Abstract: This work consists of two parts: the first focuses on the description of Supervised Teaching Practice of individual lessons and ensemble lessons for students who set up the project Orquestra Geração; and the second part consists of the Research Project, whose focus is on learning a musical instrument in individual context and in a group context. It is intended to provide a space for reflection on the two contexts of learning a musical instrument, in order to understand the influence and importance of the group while learning a musical instrument, as well as the influence and importance of the group on the factors that influence this learning and derive from this - among which: motivation, technical and musical development, and posture, in the context of individual and collective performance. | por |
dc.identifier.tid | 201096137 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2718 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Aprendizagem de um instrumento musical | por |
dc.subject | Aprendizagem individual e em grupo | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Ensino de música | por |
dc.title | A aprendizagem de um instrumento musical em contexto individual e em contexto de grupo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Instrumento e Música de Conjunto | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Música | por |