Publication
Estratégias pedagógicas para o ensino de violoncelo a adultos iniciantes na terceira idade: desafios e interrogações
dc.contributor.advisor | Rocha, Miguel Jorge Cardoso Ferreirinha da | |
dc.contributor.advisor | Ladeira, Pedro Miguel Reixa | |
dc.contributor.author | Correia, Carolina Fonseca Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T10:58:29Z | |
dc.date.available | 2025-10-08T10:58:29Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto. | |
dc.description.abstract | O relatório de estágio apresentado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas, pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, e está organizado em duas grandes secções. A primeira parte consiste na apresentação da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música do Porto e na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, durante o ano letivo de 2024-2025. Este estágio proporcionou a oportunidade de aplicar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, através do contacto direto com alunos, da implementação de estratégias pedagógicas e da reflexão crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem musical. A experiência proporcionou uma visão aprofundada sobre o papel do professor na formação artística e pessoal dos alunos, bem como sobre os desafios e oportunidades do ensino especializado da música em contexto institucional. A segunda parte do relatório centra-se na investigação sobre o ensino de violoncelo a adultos iniciantes na terceira idade. Parte-se do princípio de que a aprendizagem musical é não só possível nesta fase da vida, como também extremamente benéfica, promovendo o bem-estar, a estimulação cognitiva e o reforço da autoestima. O estudo foca-se na identificação e sugestão de estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades dos alunos mais velhos, tendo em conta o ritmo de aprendizagem, características físicas e motivações pessoais. Foi realizada uma revisão bibliográfica e analisadas diferentes metodologias, de forma a aplicar estratégias que garantam uma aprendizagem acessível, agradável e eficaz. Defende-se que o ensino do violoncelo na terceira idade deve seguir uma abordagem progressiva, agradável e centrada no aluno, que respeite o seu tempo e capacidades, promovendo não apenas a aprendizagem do instrumento, mas também a valorização pessoal. Este estudo pretende, assim, contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais sensíveis e eficazes no contexto do ensino da música a adultos na terceira idade, deixando algumas questões em aberto. | por |
dc.description.abstract | Abstract: The internship report presented was developed within the scope of the Master's Degree in Music Education at the School of Applied Arts, part of the Polytechnic Institute of Castelo Branco, and is organized into two main sections. The first part consists of the presentation of the Supervised Teaching Practice, carried out at the Porto Music Academy and at the Artistic School of the Calouste Gulbenkian Music Conservatory in Aveiro, during the 2024-2025 academic year. This internship provided the opportunity to practically apply the knowledge acquired throughout the master's program, through direct contact with students, the implementation of pedagogical strategies, and critical reflection on the musical teaching-learning process. The experience offered an in-depth view of the teacher’s role in the artistic and personal development of students, as well as the challenges and opportunities of specialized music education in an institutional context. The second part of the report focuses on research about teaching cello to adult beginners in later life. It is based on the premise that musical learning is not only possible at this stage of life but also highly beneficial, promoting well-being, cognitive stimulation, and self-esteem enhancement. The study focuses on identifying and suggesting pedagogical strategies adapted to the particularities of older students, taking into account their learning pace, physical characteristics, and personal motivations. A literature review was conducted and different methodologies analyzed in order to apply strategies that ensure accessible, enjoyable, and effective learning. It is argued that cello teaching in later life should follow a progressive, pleasant, and student-centered approach that respects the individual’s time and abilities, promoting not only instrumental learning but also personal appreciation. This study thus aims to contribute to the development of more sensitive and effective pedagogical practices in the context of music education for older adult learners, while leaving some questions open. | eng |
dc.identifier.tid | 204011310 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10313 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Ensino de música | |
dc.subject | Terceira idade | |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | |
dc.subject | Violoncelo | |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | |
dc.subject | Music education | |
dc.subject | Older adults | |
dc.subject | Pedagogical strategies | |
dc.subject | Cello | |
dc.subject | Lifelong learning | |
dc.title | Estratégias pedagógicas para o ensino de violoncelo a adultos iniciantes na terceira idade: desafios e interrogações | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto |