Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influĂȘncia da linguagem corporal na performance musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_CATIA_DOMINGOS.pdf1.71 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatĂłrio de estĂĄgio incide sobre a unidade curricular de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de MĂșsica – Instrumento e Classe de Conjunto. Este projeto surge no Ăąmbito do EstĂĄgio Profissional realizado na Academia Musical dos Amigos das Crianças (AMAC), durante o ano letivo 2023/2024, no grupo de recrutamento M09 – flauta transversal. A primeira parte deste relatĂłrio consiste na descrição da PrĂĄtica de Ensino Supervisionada, onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instrumento e a classe de conjunto; o desenvolvimento do estĂĄgio e por fim uma reflexĂŁo sobre o mesmo. Numa segunda parte Ă© apresentada a investigação sobre a influĂȘncia da linguagem corporal na performance musical, onde se procurou apurar como os movimentos e gestos podem influenciar e potenciar uma performance. O projeto de intervenção, aplicado aos alunos que frequentam as aulas de Performance da AMAC, teve como objetivo identificar como a linguagem corporal afeta nĂŁo sĂł a performance ao nĂ­vel do mĂșsico - interpretação, qualidade tĂ©cnica e comunicação emocional – mas tambĂ©m do ponto de vista do publico – perceção e apreciação. AtravĂ©s da revisĂŁo de literatura e de instrumentos de recolha de dados, como registo de observação de aulas de Performance e questionĂĄrios, sĂŁo explorados aspetos como a conexĂŁo entre movimento corporal e interpretação musical, o aumento da expressividade atravĂ©s da gestualidade e a influĂȘncia da linguagem corporal na perceção do pĂșblico sobre a qualidade da performance. Os resultados indicam que o domĂ­nio da linguagem corporal pode potencializar a expressividade artĂ­stica, reforçar a conexĂŁo com a audiĂȘncia e melhorar o desempenho tĂ©cnico, evidenciando a sua importĂąncia como complemento Ă  habilidade musical.
Abstract: The present internship report focuses on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the master’s degree in music education – Instrument and Ensemble Class. This project arises within the scope of the Professional Internship carried out at the Academia Musical dos Amigos das Crianças (AMAC) during the 2023/2024 academic year, within the M09 recruitment group – transverse flute. The first part of this report consists of a description of the Supervised Teaching Practice, including the school environment, the instrument class, and the ensemble class; the development of the internship; and, finally, a reflection on the experience. The second part presents research on the influence of body language on musical performance, aiming to investigate how movements and gestures can influence and enhance a performance. The intervention project, applied to students attending AMAC’s Performance classes, aimed to identify how body language affects performance not only from the musician’s perspective – interpretation, technical quality, and emotional communication – but also from the audience's viewpoint – perception and appreciation. Through a literature review and data collection tools such as observation records from Performance classes and questionnaires, aspects such as the connection between bodily movement and musical interpretation, the amplification of expressiveness through gestures, and the influence of body language on audience perception of performance quality are explored. The results indicate that mastering body language can enhance artistic expressiveness, strengthen audience connection, and improve technical performance, highlighting its importance as a complement to musical skills.

Description

RelatĂłrio de EstĂĄgio apresentado Ă  Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto PolitĂ©cnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessĂĄrios Ă  obtenção do grau de Mestre em Ensino de MĂșsica - Instrumento e MĂșsica de Conjunto.

Keywords

Linguagem corporal Gestos Performance Comunicação não-verbal Expressão corporal Body language Gestures Nonverbal communication Bodily expression

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue