Repository logo
 
Publication

Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada

dc.contributor.authorCaroço, Vera Sofia Martins
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2015-06-23T10:28:02Z
dc.date.available2015-06-23T10:28:02Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos.por
dc.description.abstractAbstract - This article reflects the importance of educational blogs as an approximation factor between family and school. Digital technologies have great impact on education, creating new ways of learning, dissemination of knowledge and, especially, new relationships between the teacher, the student and his family (parents/guardians). The aim of the investigation was to verify the contribution of educational blogs as an approximation factor between family and school. The research was conducted in a school of 1st CEB and 1st grade, attended by 25 students aged between 6 and 7 years. The methodology used to carry out this research was the qualitative character with a mixed approach, where it conducted an investigation which refers to a case study and a research-action. Data analysis showed that pupils and parents/guardians reported being important to explore the educational blogs as a way to motivate students by the intuitive character that they provide to have contributed to an improvement of student learning.por
dc.identifier.citationCAROÇO, Vera ; GIL, Henrique (2015) - Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola : uma investigação na prática de ensino supervisionada. In IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 14-15 de Maio - Challenges 2015 : Meio século de TIC na Educação : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 722-731.por
dc.identifier.isbn978-989-97374-3-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2851
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectBloguepor
dc.subjectInformation and communication technologypor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectBlogpor
dc.titleOs blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionadapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage731por
oaire.citation.startPage722por
oaire.citation.titleIX Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Os blogues educativos.pdf
Size:
4.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: