Repository logo
 
Publication

Contextos lúdicos analógico-digitais : estudo comparativo na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorParaíso, Diana Lucas
dc.date.accessioned2019-09-03T13:14:30Z
dc.date.available2019-09-03T13:14:30Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO objetivo da investigação foi o de avaliar se a inclusão de um contexto lúdico poderia promover uma maior motivação e melhores aprendizagens dos alunos se utilizassem, em termos comparativos, jogos digitais ou jogos analógicos. A investigação foi de caráter qualitativo no seio de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Em todas as sessões a motivação foi por demais evidente, os alunos aderiram aos jogos e ‘brincando foram aprendendo’ mas o suporte digital foi aquele que foi mais requerido e pretendido pelos alunos e foi aquele onde surgiu mais interação, mais entreajuda e mais colaboração. E, ao jogar, aprendem ainda mais, pelo que se conclui que a inclusão de jogos digitais, com um enquadramento pedagógico, deve ser uma prioridade, porque vai ao encontro dos gostos dos alunos e porque lhes confere uma exposição às tecnologias/recursos digitaispt_PT
dc.description.abstractThe aim of the research was to evaluate if the inclusion of a playful context could promote a greater motivation and better learnings of the students if they used, in comparative terms, digital games or analog games. The research was qualitative in an action research and a comparative study. In all sessions the motivation was evident, the students joined the games and 'joking were learning' but the digital support was the one that was most requested and wanted by the students and was the one where more interaction, more mutual help and more collaboration. And in playing, they learn even more, so it is concluded that the inclusion of digital games, with a pedagogical framework, should be a priority because it meets the tastes of students and because it gives them exposure to digital technologies / resources.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGIL, Henrique ; PARAÍSO, Diana (2019) - Contextos lúdicos analógico-digitais: estudo comparativo na prática de ensino supervisionada no 1.º CEB. In Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC, 5, Bragança, 7-8 fevereiro - ieTIC2019 : atas. Bragança : Instituto Politécnico. p.165-176.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-250-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6644
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.subjectContextos lúdicospt_PT
dc.subjectJogos analógicospt_PT
dc.subjectJogos digitaispt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subject1st CEBpt_PT
dc.subjectPlay contextspt_PT
dc.subjectAnalog gamespt_PT
dc.subjectDigital gamespt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.titleContextos lúdicos analógico-digitais : estudo comparativo na prática de ensino supervisionada no 1.º CEBpt_PT
dc.title.alternativeAnalog-digital playful contexts : comparative study in the supervised teaching practice in the 1st CEBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragança, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage176pt_PT
oaire.citation.startPage165pt_PT
oaire.citation.titleV Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TICpt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ieTIC2019_ contextos lúdicos analógico-digitais__.pdf
Size:
776.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: