Repository logo
 
Publication

Utilização de recurso digital (Internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB : um estudo comparativo na prática de ensino supervisionada

dc.contributor.authorTavares, Ricardo Filipe Caçador
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2018-01-15T10:10:53Z
dc.date.available2018-01-15T10:10:53Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA investigação implementada teve como base uma questão-problema que pretendeu verificar quais as implicações, em termos comparativos, na utilização da Internet (recurso digital) e na utilização do manual escolar (recurso analógico) no processo de ensino e de aprendizagem ao nível do 1º CEB. A metodologia que se considerou mais adequada foi a de carácter qualitativo, na qual se efetuou uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitados, recorrendo-se para a recolha de dados à observação participante, notas de campo (alunos e Orientadora Cooperante), entrevistas às professoras titulares de turma do 1º CEB e aos inquéritos por questionário aplicados aos alunos. A análise dos dados revelou uma motivação expressa pela participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto de investigação, tendo o uso do computador/Internet proporcionado e promovido contextos que permitiram criar condições para aprendizagens mais motivadoras, interessantes e envolventes. Revelou também que tanto os alunos como a Orientadora Cooperante manifestaram uma opinião consensual no sentido de realçarem a importância dos recursos da Internet pela capacidade demonstrada em motivar, dado o caracter intuitivo que a mesma proporciona, tendo implicado um maior nível na melhoria das aprendizagens dos alunospt_PT
dc.description.abstractThe research implemented was based on a question-problem intended to check what are the implications, in comparative terms, of the use of the Internet (digital resource) and the use of the textbook (analog) in the process of teaching and learning at the level of the 1st Cycle of Basic Education. The methodology that was considered most appropriate was the qualitative, with an approach that emphasized a research-action. The study took place at a time and limited space, using for data collection the participant observation, field notes (students and Supervisor), interviews to teachers of the 1st Cycle of Basic Education and surveys for the students evolved. The analysis of the data revealed a motivation expressed by the active participation of the students throughout the research project, and the use of computer/Internet by providing and promoting contexts that allowed to create conditions for a better learning with more motivation and interest. The results of the research also revealed that both students as the Supervisor expressed a consensus in order to stress the importance of the Internet resources. The results of the activities showed more motivation which improved the students’ learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTAVARES, Ricardo ; GIL, Henrique (2017) – Utilização de recurso digital (Internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB : um estudo comparativo na prática de ensino supervisionada. In Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 6, Leiria 19-20 de maio : atas. Leiria : Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. p. 191-197.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-13-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5861
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1º CEBpt_PT
dc.subjectComputadorpt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectManual escolarpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectComputerpt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectSchool handbookpt_PT
dc.subjectPractice of supervised educationpt_PT
dc.titleUtilização de recurso digital (Internet) e utilização de recurso analógico (manual escolar) no 1º CEB : um estudo comparativo na prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage197pt_PT
oaire.citation.startPage191pt_PT
oaire.citation.titleVI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Utilização de recurso digital internet e utilização ....pdf
Size:
1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: