Repository logo
 
Publication

Reação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPires, Maria da Natividade Carvalho
dc.contributor.authorRobalo, Cátia Cristina Malhadas
dc.date.accessioned2016-09-23T10:08:09Z
dc.date.available2016-09-23T10:08:09Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio decorre da apresentação e reflexão sobre a Prática Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escolhemos como tema de investigação “Reação das crianças do Pré-Escolar à agressividade das personagens de ficção – Ogres e Bruxas nos Conto Tradicionais” para articular com a prática. Este é um tema que consideramos importante para qualquer faixa etária. Contudo, no nosso entender, na educação Pré-Escolar é mais relevante ainda, pela reação afetiva atração/ receio que as crianças, nesta idade, revelam frequentemente em relação a figuras maléficas, tais como a bruxa e o ogre. A metodologia desenvolvida neste estudo foi a investigação-ação, sendo usadas como técnicas de recolha de dados a observação, as notas de campo, gravações áudio, fotografias, análise documental e desenhos. A análise de resultados tem como finalidade perceber como reagem as crianças aos comportamentos agressivos das figuras maléficas. O grupo de crianças em estudo, como se poderá observar na análise de dados, manifestou uma grande capacidade em analisar os comportamentos das figuras maléficas apresentadas através de contos tradicionais. A Prática de Ensino Supervisionada revelou-se importante para aprofundar e fundamentar conhecimentos e incontornável para aprender práticas e procedimentos adequados. Durante a Prática em Educação Pré-Escolar, decorreram as atividades que tiveram o objetivo de compreender como as crianças reagem aos comportamentos agressivos das personagens de ficção – ogres e bruxas, tema que será abordado neste relatório de estágio.pt_PT
dc.description.abstractThe actual stage report results from the presentation and reflection on the Supervised Practice of Preschool Education and 1st cycle of basic education, integrated in1st study cycle of studies, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, taught in Escola Superior de Educação de Castelo Branco. We chose as investigation´s theme “Reaction of children of Preschool to the aggressiveness of fictional characters - Ogres and Witches in Traditional Tale” to articulate with practice. This is an issue that we consider important for any age group. However, in our opinion, in Preschool education is increased, the emotional connection that children at this age often have with evil figures, such as the witch and the ogre. The methodology developed in this study was the research / action, being used as techniques for data recoil were observation, field notes, audio recordings, photographs, document analysis and draws. The results of analysis aims to understand how children react to the aggressive behaviour of the malefic figures. The group of children studied, as will be seen in data analysis, showed a great ability to analyse the aggressive behaviour of the malefic figures presented through traditional tales. The Practice of Supervised Teaching proved to be important to deepen and substantiate knowledge and essential to learn procedures and practices. During the practice in Pre-school education, conduct of the activities that have the goal of understanding how children react to the aggressive behaviour of fictional characters - ogres and witches, a topic that will be addressed at this stage report.pt_PT
dc.identifier.tid201249413
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5377
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectContos tradicionaispt_PT
dc.subjectOgrespt_PT
dc.subjectBruxaspt_PT
dc.subjectAgressividadept_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectFolk-talespt_PT
dc.subjectOgrespt_PT
dc.subjectWitchespt_PT
dc.subjectAggressive behaviourpt_PT
dc.titleReação das crianças do pré-escolar à agressividade das personagens de ficção : ogres e bruxas nos contos tradicionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
catia malhadas robalo_relatorio estagio_set.2015.pdf
Size:
5.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: