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Pedagogia social e comunitária promotora do desenvolvimento (geracional) : um modelo de intervenção socioeducativo

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2017-03-22T12:14:36Z
dc.date.available2017-03-22T12:14:36Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractVivemos num cenário emergente de instabilidade social, económica e política, de globalização, de fragmentação, de exclusão, de desfiliação social e de processos de individualização caraterizadores da sociedade atual e que provocam reações em defesa das identidades. Há um regresso à comunidade ou ao comunitário. Mesmo com dificuldades terminológicas e concetuais a ação comunitária implica o ‘encontro’ e o desenvolvimento de processos transformadores das situações das pessoas ou coletivos. A temática abordada insere-se na área da pedagogia social e comunitária em que a intervenção socioeducativa e ação comunitária imergem no desenvolvimento de redes sociais (pedagogia de baixa densidade). Ao nível prático é necessário dinamizar um modelo de intervenção comunitário promotor da solidariedade e da inclusão. É na base hermenêutica que ancoramos a tríade ‘pedagogia social – comunidade – intervenção social’, que servirá de abordagem aos momentos argumentativos (‘indícios de análise’): a dimensão comunitária em contexto de pedagogia de ‘baixa densidade; a pedagogia do ‘encontro’ ao nível comunitário na base dialógica; terceiro indício sobre a pedagogia da convivência e do desenvolvimento geracional como trampolim de uma sociedade para todos e para todas as idades. Consideramos que todas as aprendizagens não formais, no contexto comunitário, para além das formais, constituem áreas favorecedoras do desenvolvimento pessoal, social e profissional do indivíduo e, simultaneamente da convivência e do diálogo geracional (paradigma conversacional). Assim, a educação, como fenómeno social, complexo e diversificado, enquadra-se na formação para a cidadania, ou seja, no educar da comunidade e das pessoas/grupos promovendo o ‘encontro’, a convivência, inclusão, a solidariedade geracional e os valorespt_PT
dc.description.abstractWe live in an emerging scenario of social, economic and political instability, of globalization, fragmentation, exclusion, to social leave and individualization process of characterization current society and that cause reactions in defence of identities. There is a return to the community or to the community. Even with terminological difficulties and conceptualism Community action implies the date ' and the development of processes of transformers or collective situations. The topic addressed in the field of social pedagogy and community youth intervention and community action plunge in desenvolvimental and social networks (pedagogy). On a practical level it is necessary to energies a Community intervention model promoter of solidarity and inclusion. It is on the basis of hermeneutics which we anchored the triad ' social pedagogy – community – social intervention ', that will be the approach to argumentative moments (' indications ' analysis): the Community dimension in the context of pedagogy of ' low density; the pedagogy of the ' date ' at Community level on the basis of Dialogic; third clue about the pedagogy of coexistence and generational development as a springboard of a society for all and for all ages. We believe that all non-formal learning, in the community context, in addition to the formal, constitute areas of personal, social and professional development of the individual and, at the same time of coexistence and generational dialogue (conversational paradigm). Thus, education as social phenomenon, complex and diverse, is part of the training for citizenship, i.e. educate the community and people/groups promoting the ' date ', coexistence, integration, generational solidarity and valuespt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2016) - Pedagogia social e comunitária promotora do desenvolvimento (geracional) : um modelo de intervenção socioeducativo. In Congresso SPCE, 13, Viseu, 6-8 de outubro – Fronteiras, diálogos e transições na educação : atas. Viseu : ESEV. p. 1645-1653.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5481
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogia socialpt_PT
dc.subjectEncontro relacionalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento comunitáriopt_PT
dc.subjectIntervenção socioeducativapt_PT
dc.subjectConvivência dialógicapt_PT
dc.subjectSocial pedagogypt_PT
dc.subjectRelational meetingpt_PT
dc.subjectCommunity developmentpt_PT
dc.subjectSocio-educational interventionpt_PT
dc.subjectDialogic coexistence.pt_PT
dc.titlePedagogia social e comunitária promotora do desenvolvimento (geracional) : um modelo de intervenção socioeducativopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage1653pt_PT
oaire.citation.startPage1645pt_PT
oaire.citation.titleAtas XIII Congresso SPCEpt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
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