Repository logo
 
Publication

O repertório contemporâneo e as técnicas estendidas na flauta transversal : método introdutivo adaptado ao ensino básico e secundário

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
dc.contributor.advisorRawdon, Katharine
dc.contributor.authorPaixão, Maria Nunes
dc.date.accessioned2024-02-02T11:25:37Z
dc.date.available2024-02-02T11:25:37Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio divide-se em duas partes. A primeira parte reflete a Prática de Ensino Supervisionada/Estágio realizada no ano letivo 2020/2021, no Conservatório de Artes da Canto Firme de Tomar, bem como a descrição dos procedimentos adotados devido à pandemia resultante da COVID-19. Inclui ainda as planificações e reflexões das aulas de Instrumento e de Classe de Conjunto. A segunda parte do trabalho apresenta o estudo de natureza investigativa cujo tema é “O Repertório Contemporâneo e as Técnicas Estendidas na Flauta Transversal: Método Introdutivo Adaptado ao Ensino Básico e Secundário”. Na maioria dos casos, os alunos e a população em geral têm pouco ou nenhum contacto com a música contemporânea erudita. Quando pensam em música erudita, dirigem-se sobretudo à música dos períodos barroco, clássico e romântico, desconhecendo a música atual. Procura-se, então, criar um documento, em português, que providencie aos alunos informações úteis sobre o assunto, como explicações acerca das técnicas estendidas do instrumento. Foi também analisada a presença da música contemporânea e das técnicas estendidas nos programas de Flauta Transversal de sete conservatórios em Portugal e realizado um questionário que visa compreender a relação dos flautistas portugueses com esta estética musical. Finalmente, foram desenvolvidos recursos didáticos, nomeadamente estudos introdutórios a três técnicas estendidas. Foi observada a sua aplicação em contexto de sala de aula, com o objetivo de desenvolver aspetos específicos da prática tradicional. Da análise dos resultados obtidos, podemos comprovar que a abordagem destes conteúdos em aula teve um impacto positivo nos alunos e os ajudou a melhorar a sua prática instrumental e a superar certas dificuldades com o instrumento.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This internship report is divided into two parts. The first part reflects the Supervised Teaching Practice / Internship carried out in the academic year 2020/2021, at the Conservatory of Arts of Canto Firme de Tomar, as well as the description of the procedures adopted due to the pandemic resulting from COVID-19. It also includes the planning and reflections of the Instrument and Chamber Music classes. The second part of the assignment presents the study of investigative nature whose theme is "Contemporary Repertoire and Extended Techniques for the Flute: Introductory Method Adapted to Basic and Secondary Education". In most cases, students and the general population have little to no contact with contemporary classical music. When they think of classical music, they are mainly referring to music from the Baroque, Classical and Romantic periods, and are unaware of present-day music. The aim is to create a document, in Portuguese, that provides students with useful information on the subject, such as explanations about the extended techniques of the instrument. An analysis was made of the presence of the contemporary music and extended techniques in the flute programs of seven conservatories in Portugal, and a questionnaire created to understand the relationship of Portuguese flutists with this musical aesthetic. Finally, didactic resources were developed, namely introductory studies for three extended techniques. Their use in lessons was observed, with the aim of improving specific aspects of standard instrumental technique. Analyzing the results obtained, we can verify that the use of these studies in lessons had a positive impact on the students, helping them to overcome specific difficulties of instrumental techniquept_PT
dc.identifier.tid203501900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8805
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectFlauta transversalpt_PT
dc.subjectMúsica contemporâneapt_PT
dc.subjectTécnicas estendidaspt_PT
dc.subjectMétodo introdutivopt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectFlutept_PT
dc.subjectContemporary musicpt_PT
dc.subjectExtended techniquespt_PT
dc.subjectIntroductory methodpt_PT
dc.titleO repertório contemporâneo e as técnicas estendidas na flauta transversal : método introdutivo adaptado ao ensino básico e secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Maria Paixão (20).pdf
Size:
3.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: