Publication
Estratégias para o aprimoramento do ensino de violino nos diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Isabel Maria Esteves da Silva | |
dc.contributor.author | Carvalho, Diego Henrique Swallow de | |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T15:28:52Z | |
dc.date.available | 2023-10-17T15:28:52Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto. | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio está dividido em duas partes: a primeira dedicada à descrição das atividades relacionadas à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte responsável pela investigação que atribuiu o título deste trabalho (estratégias para o aprimoramento do ensino de violino nos diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo). Para cumprir com os objetivos inerentes à primeira parte deste relatório, foi realizado um estágio com um grupo de classe de conjunto e com uma aluna de violino durante todo o ano letivo 2021/2022 no Conservatório Caldas da Rainha. No que se refere à segunda parte, foi realizado um estudo sobre a correlação entre o processo de ensino/aprendizagem do violino e os diferentes estágios cognitivos catalogados por Piaget. Pelas similaridades técnicas com a viola d’arco e por também ter formação neste instrumento, decidi por ampliar sutilmente a temática inicialmente indicada e contemplar a viola d’arco neste estudo. Ao longo da história, muitas metodologias para o ensino da música foram desenvolvidas e aperfeiçoadas, mas por outro lado, é pouco comum que métodos e filosofias de ensino de música levem em consideração diferentes etapas do desenvolvimento físico e mental do ser humano para traçar distintas estratégias que beneficiem o ensino e aprendizagem do instrumento, fazendo com que o empirismo seja a única fonte de análise e comparação entre alguns professores. De forma a enriquecer a investigação relacionada com a segunda parte deste trabalho, foram coletados dados das seguintes fontes: - Publicações que abordam o desenvolvimento cognitivo, assim como a combinação deste tema com o ensino de música, dando preferência na aplicação ao violino e viola d’arco;a diferentes grupos etários, foram enviados formulários a professores de violino e/ou viola d’arco que usam o método Suzuki; - Estudos experimentais com alguns alunos para analisar o processo de evolução técnica e/ou musical desde a minha perspetiva e a dos estudantes. E durante a dissertação me proponho a responder as seguintes perguntas: - Que características são encontradas nos alunos em diferentes estágios cognitivos? - De que maneira as especificidades que implicam cada faixa etária impactam na aprendizagem do violino e viola d’arco? - Que resultados são apresentados por estudos que combinam o ensino do instrumento e as etapas do desenvolvimento humano? - Os professores entrevistados fazem adaptações metodológicas a fim de aprimorar a qualidade do processo de aprendizagem? - Como os alunos reagiram aos exercícios que trabalhamos e de que forma avaliaram as atividades realizadas? - Visando entender se são feitas adaptações no ensino do instrumento relacionadas | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract:This internship report is divided into two parts: the first is dedicated to describing activities related to the Supervised Teaching Practice course, and the second part is responsible for the investigation that gave this work its title (Strategies for Improving Violin Teaching in Different Cognitive Development Stages). To achieve the objectives of the first part of this report, an internship was carried out with a group of ensemble class and a violin student throughout the academic year 2021/2022 at the Caldas da Rainha Conservatory. As for the second part, a study was conducted on the correlation between the violin teaching/learning process and the different cognitive stages categorized by Piaget. Due to technical similarities with the viola and having training on this instrument, the initial theme was subtly expanded to include the viola in this study. Throughout history, many methodologies for teaching music have been developed and refined, but it is uncommon for music teaching methods and philosophies to take into account different physical and mental developmental stages of humans to draw distinct strategies that benefit instrument teaching and learning. This makes empiricism the only source of analysis and comparison among some teachers. To enrich the investigation related to the second part of this work, data was collected from the following sources: - Publications that address cognitive development, as well as the combination of this theme with music teaching, with a preference for applying it to the violin and viola; - Forms were sent to violin and/or viola teachers who use the Suzuki method, in order to understand if adaptations are made in instrument teaching related to different age groups; - Experimental studies with some students to analyze the technical and/or musical evolution process from my perspective and that of the students. The following questions will be answered in the dissertation: - What characteristics are found in students at different cognitive stages? - How do the specificities that involve each age group impact the learning of the violin and viola? - What results are presented by studies that combine instrument teaching and human development stages? - Do interviewed teachers make methodological adaptations to improve the quality of the learning process? - How did the students react to the exercises we worked on, and how did they evaluate the activities carried out? | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203367642 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8683 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de violino e viola d’arco | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_PT |
dc.subject | Alternativas metodológicas a diferentes faixas etárias | pt_PT |
dc.subject | Experiências empíricas | pt_PT |
dc.subject | Método Suzuki | pt_PT |
dc.subject | Teaching and learning of violin and viola | pt_PT |
dc.subject | Cognitive development | pt_PT |
dc.subject | Methodological alternatives for different age groups | pt_PT |
dc.subject | Empirical experiences | pt_PT |
dc.subject | Suzuki method | pt_PT |
dc.title | Estratégias para o aprimoramento do ensino de violino nos diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |