Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da competĂȘncia comunicativa : a oralidade do francĂȘs com as TIC

dc.contributor.authorFrango, FlorĂȘncia Robalo BasĂ­lio
dc.date.accessioned2012-11-30T12:40:20Z
dc.date.available2012-11-30T12:40:20Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto PolitĂ©cnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessĂĄrios Ă  obtenção do grau de Mestre em Ensino de InglĂȘs e de FrancĂȘs no Ensino BĂĄsico.por
dc.description.abstractCom a multiplicação e uso crescente das novas tecnologias, no nosso entender, nĂŁo faz muito sentido ensinar uma LĂ­ngua Estrangeira recorrendo sĂł a um manual ou a fichas de trabalho. É muito importante que se recorra Ă s Tecnologias de Informação e Comunicação de maneira a motivar os aprendentes. Torna-se assim definitivamente necessĂĄria a aplicação de mĂ©todos de ensino-aprendizagem na sala de aula, tais como as abordagens plurais e multimodais que serĂŁo benĂ©ficos nĂŁo sĂł para o professor mas tambĂ©m para os seus alunos. No decorrer do ano letivo 2011/2012 decidimos utilizar as TIC, com o objetivo de analisar se os nĂ­veis de competĂȘncia oral dos alunos para a aprendizagem de uma lĂ­ngua (FrancĂȘs) aumentavam com a utilização e produção de material pedagĂłgico TIC. Por um lado, ao utilizar as TIC nas suas vĂĄrias aplicaçÔes multimĂ©dia tentamos verificar alguns dos impactos que estas tĂȘm na transmissĂŁo, tanto ao nĂ­vel dos aspetos sociais e culturais, como no consequente aumento dos nĂ­veis de motivação na aprendizagem do FrancĂȘs. Por outro lado, ao recorrer Ă  passagem de pequenos vĂ­deos e outras aplicaçÔes procuramos observar as consequĂȘncias que estes provocaram aquando da introdução, revisĂŁo, prĂĄtica e consolidação nĂŁo sĂł de itens gramaticais como tambĂ©m lexicais e, claro, os respetivos nĂ­veis de desenvolvimento na aprendizagem do FrancĂȘs. Apesar de o tempo ter sido limitado e do contexto ter sido especĂ­fico, pretendemos expor de forma qualitativa os resultados obtidos pelos alunos da turma e enaltecer a importĂąncia, a versatilidade e benefĂ­cio da utilização das TIC para o ensino-aprendizagem das LĂ­nguas Estrangeiras. Este estudo nĂŁo pretende analisar a qualidade da metodologia que a professora cooperante utilizou, nem a qualidade do manual adotado. Pretende apenas descrever e interpretar a forma como os alunos evoluĂ­ram nas vĂĄrias competĂȘncias orais em LE. Neste sentido, Ă© possĂ­vel verificar que as TIC sĂŁo uma alavanca Ăștil no processo de aprendizagem nomeadamente para o treino das referidas competĂȘncias comunicativas.por
dc.identifier.citationFRANGO, FlorĂȘncia Robalo BasĂ­lio (2012) - Desenvolvimento da competĂȘncia comunicativa: a oralidade do francĂȘs com as TIC. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 96 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1540
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectIntegração das Tecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectCompetĂȘncia comunicativapor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectAplicação multimédiapor
dc.titleDesenvolvimento da competĂȘncia comunicativa : a oralidade do francĂȘs com as TICpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage96por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese FlorĂȘncia.pdf
Size:
3.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: