Publication 
Desenvolvimento da competĂȘncia comunicativa : a oralidade do francĂȘs com as TIC
| dc.contributor.author | Frango, FlorĂȘncia Robalo BasĂlio | |
| dc.date.accessioned | 2012-11-30T12:40:20Z | |
| dc.date.available | 2012-11-30T12:40:20Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto PolitĂ©cnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessĂĄrios Ă obtenção do grau de Mestre em Ensino de InglĂȘs e de FrancĂȘs no Ensino BĂĄsico. | por | 
| dc.description.abstract | Com a multiplicação e uso crescente das novas tecnologias, no nosso entender, nĂŁo faz muito sentido ensinar uma LĂngua Estrangeira recorrendo sĂł a um manual ou a fichas de trabalho. Ă muito importante que se recorra Ă s Tecnologias de Informação e Comunicação de maneira a motivar os aprendentes. Torna-se assim definitivamente necessĂĄria a aplicação de mĂ©todos de ensino-aprendizagem na sala de aula, tais como as abordagens plurais e multimodais que serĂŁo benĂ©ficos nĂŁo sĂł para o professor mas tambĂ©m para os seus alunos. No decorrer do ano letivo 2011/2012 decidimos utilizar as TIC, com o objetivo de analisar se os nĂveis de competĂȘncia oral dos alunos para a aprendizagem de uma lĂngua (FrancĂȘs) aumentavam com a utilização e produção de material pedagĂłgico TIC. Por um lado, ao utilizar as TIC nas suas vĂĄrias aplicaçÔes multimĂ©dia tentamos verificar alguns dos impactos que estas tĂȘm na transmissĂŁo, tanto ao nĂvel dos aspetos sociais e culturais, como no consequente aumento dos nĂveis de motivação na aprendizagem do FrancĂȘs. Por outro lado, ao recorrer Ă passagem de pequenos vĂdeos e outras aplicaçÔes procuramos observar as consequĂȘncias que estes provocaram aquando da introdução, revisĂŁo, prĂĄtica e consolidação nĂŁo sĂł de itens gramaticais como tambĂ©m lexicais e, claro, os respetivos nĂveis de desenvolvimento na aprendizagem do FrancĂȘs. Apesar de o tempo ter sido limitado e do contexto ter sido especĂfico, pretendemos expor de forma qualitativa os resultados obtidos pelos alunos da turma e enaltecer a importĂąncia, a versatilidade e benefĂcio da utilização das TIC para o ensino-aprendizagem das LĂnguas Estrangeiras. Este estudo nĂŁo pretende analisar a qualidade da metodologia que a professora cooperante utilizou, nem a qualidade do manual adotado. Pretende apenas descrever e interpretar a forma como os alunos evoluĂram nas vĂĄrias competĂȘncias orais em LE. Neste sentido, Ă© possĂvel verificar que as TIC sĂŁo uma alavanca Ăștil no processo de aprendizagem nomeadamente para o treino das referidas competĂȘncias comunicativas. | por | 
| dc.identifier.citation | FRANGO, FlorĂȘncia Robalo BasĂlio (2012) - Desenvolvimento da competĂȘncia comunicativa: a oralidade do francĂȘs com as TIC. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 96 f. Dissertação de Mestrado. | por | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1540 | |
| dc.language.iso | por | por | 
| dc.peerreviewed | yes | por | 
| dc.subject | Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação | por | 
| dc.subject | CompetĂȘncia comunicativa | por | 
| dc.subject | Oralidade | por | 
| dc.subject | Aplicação multimédia | por | 
| dc.title | Desenvolvimento da competĂȘncia comunicativa : a oralidade do francĂȘs com as TIC | por | 
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por | 
| oaire.citation.endPage | 96 | por | 
| oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por | 
| rcaap.rights | openAccess | por | 
| rcaap.type | masterThesis | por | 
