Repository logo
 
Publication

O estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunos

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorMenezes, Miguel Guerreiro
dc.date.accessioned2018-11-09T10:33:10Z
dc.date.available2018-11-09T10:33:10Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto.
dc.description.abstractO presente trabalho contempla duas partes distintas: a primeira foca-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto de alunos que frequentam o Conservatório de Música D. Dinis; a segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide sobre a relação e a influência do desenvolvimento da criatividade musical, na motivação de alunos de contrabaixo, em contexto de aprendizagem em conservatório. A promoção da criatividade será explorada através da realização de jogos de imitação, improvisação e composição, em contexto de aula; será neste âmbito que se procurará compreender uma relação entre o desenvolvimento de criatividade (e de autoexpressão) e a motivação do aluno face à aprendizagem instrumental.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This work contemplates two different sections: the first focuses on the description of Supervised Teaching Practice of individual lessons and ensemble lessons for students who attend D. Dinis Conservatory; the second part consists of the Research Project, whose focus is on the relationship and the influence of musical creativity development, on the motivation of double bass students, in the context of conservatory learning. The promoting of creativity will be explored through the practice of imitation, improvisation and composition games, within the context of the classroom; this will be the framework in which the relationship between creativity development (and self expression) and the student’s motivation towards instrumental learning will be studied.pt_PT
dc.identifier.tid202013464
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6260
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem de um instrumento musicalpt_PT
dc.subjectContrabaixopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectMusical instrument learningpt_PT
dc.subjectDouble basspt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.titleO estímulo e o desenvolvimento da criatividade musical na aprendizagem do contrabaixo – relação e influência na motivação dos alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Miguel Menezes(18) r.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: