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Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar.
dc.contributor.author | Brito, Sandra Campos Nabais | |
dc.date.accessioned | 2012-07-26T08:52:01Z | |
dc.date.available | 2012-07-26T08:52:01Z | |
dc.date.issued | 2012-03 | |
dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
dc.description.abstract | Dada a importância que se tem vindo a revestir pela comunidade científica sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem pela criança, subentende que os primeiros anos de vida são fulcrais para a formação das competências linguísticas. Inicialmente contata com a sua língua materna através da família posteriormente em contexto escolar. Mas para aprender a falar a comunicar, devemos proporcionar à criança experiências linguísticas que convergem num processo de aprendizagem quer individual e social, que se realiza gradualmente. Ao frequentar a educação pré-escolar a criança, vivência um mundo linguístico diferente daquele que apresenta. Surgem as dificuldades de linguagens que comprometem o desenvolvimento linguístico da criança. É aqui que o papel do educador de infância é importante, na sua intervenção, na tentativa de colmatar os problemas linguísticos através de estratégias diversificadas sustentadas num ambiente propício tendo sempre presente o ritmo de aprendizagem da criança. Desta forma o presente estudo procura analisar a capacidade do educador de infância em identificar, avaliar e intervir em crianças com dificuldades de linguagem. Procedeu-se a uma investigação qualitativa, que procurou avaliar a eficácia de um Plano de Intervenção direcionado para o domínio fonológico-fonémico a três crianças que apresentam dificuldades na articulação de alguns fonemas. Para complemento do trabalho, foi igualmente utilizado como instrumento a técnica da entrevista a quatro educadoras de infância. Os resultados do estudo evidenciam que as educadoras de infância possuem capacidades de identificar, despistar, intervir e programar de forma eficaz. A frequência de um contexto formal tem-se tornado assim indispensável, para proporcionar às crianças experiências cujos resultados remetem posteriormente para a aprendizagem da escrita e da leitura. | por |
dc.identifier.citation | BRITO, Sandra Campos Nabais (2012) - Orientações curriculares: Práticas educativas em Crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 183 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1374 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Prática educativa | por |
dc.subject | Programa de intervenção | por |
dc.subject | Orientações curriculares | por |
dc.title | Orientações curriculares : práticas educativas em crianças com dificuldades da linguagem, no pré-escolar. | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 183 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |