Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O pianista acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica de Ballet

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_NUNO FEIST.pdf3.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. Estrutura-se em três partes. Na primeira parte, apresenta-se um enquadramento histórico do papel do pianista acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica de Ballet (TDC). Na segunda parte, apresenta-se uma investigação sobre que competências um pianista acompanhador 1 deve ter para poder acompanhar com sucesso uma aula de TDC. Nesta investigação, foram aplicados questionários a dois grupos de respondentes: bailarinos e professores de TDC (grupo 1), e pianistas profissionais reconhecidos (grupo 2). Os objetivos da investigação foram os seguintes: (i) listar as competências que bailarinos e professores de TDC consideram mais necessárias no pianista acompanhador; (ii) listar as competências que pianistas profissionais acompanhadores de ballet reconhecidos consideram mais necessárias no pianista acompanhador, e (iii) identificar competências comuns às duas listas de competências correspondentes aos objetivos anteriores. Verificou-se que as cinco competências que bailarinos e professores de TDC consideram mais necessárias no pianista acompanhador são: conhecimento de ballet e da aula TDC; capacidade de acompanhar as ideias do professor e bailarinos; capacidade de adaptação de tempo e música; repertório vasto e improviso. No que respeita aos pianistas profissionais reconhecidos, as cinco competências que consideram mais necessárias no pianista acompanhador são: improvisação; boa técnica; paciência/tolerância, mencionado o mesmo número de vezes que vasto repertório; adaptabilidade e conhecimento de ballet e da aula de TDC. As competências comuns às respostas dos dois grupos de respondentes são: conhecimento de ballet e da aula de TDC; improvisação; vasto repertório, e adaptabilidade. A investigação é complementada por duas entrevistas a figuras de renome do mundo da TDC. O conteúdo destas entrevistas é relacionado com os resultados dos questionários. Na terceira parte do relatório, descreve-se um estágio de Prática de Ensino Supervisionada, realizado no ano letivo 2023-2024 na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN).
Abstract: This internship report was drawn up as part of the Master's programme in Music Teaching at the Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. It is structured in three parts. The first part presents a historical overview of the role of the pianist in the Classical Ballet Dance Technique (TDC) class. The second part presents an empirical research into what skills a pianist should have in order to successfully accompany a TDC class. In this research, questionnaires were administered to two groups of respondents: TDC dancers and teachers (group 1), and experienced professional pianists (group 2). The research objectives were as follows: (i) to list the competences that dancers and TDC teachers consider most necessary in the pianist; (ii) to list the competences that experienced professional pianists consider most necessary in the accompanying pianist, and (iii) to identify competences common to the two lists of competences mentioned in (i) and (ii). The five skills that dancers and TDC teachers consider most necessary in the accompanying pianist are: knowledge of ballet and the TDC class; ability to follow the ideas of the teacher and dancers; ability to adapt tempo and music; vast repertoire and improvisation. As far as professional pianists are concerned, the five skills they consider most necessary in a pianist are: improvisation; good technique; patience/tolerance, mentioned the same number of times as vast repertoire; adaptability and knowledge of ballet and the TDC class. The competences identified as common to the answers of both groups of respondents are: knowledge of ballet and of the TDC class; improvisation; vast repertoire, and adaptability. The research is complemented by two interviews with renowned figures from the world of ballet. The content of these interviews is related to the results of the questionnaires. The third part of the report describes theSupervised Teaching Practice internship, carried out in the 2023-2024 academic year at the Artistic School of Music of the National Conservatory (EAMCN).

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Acompanhamento dança Música dança clássica Piano de acompanhamento Competências Dance accompaniment Classical dance music Piano accompaniment

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue