Repository logo
 
Publication

Estratégias de memorização aplicadas no ensino-aprendizagem do acordeão

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorAntunes, Ana Carolina da Paz
dc.date.accessioned2023-05-19T16:17:58Z
dc.date.available2023-05-19T16:17:58Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Variante de Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Instrumento (Acordeão) e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e encontra-se divido em duas partes distintas, mas relacionadas entre si. A primeira parte aborda o trabalho referente à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório de Música David Sousa (Figueira da Foz e Pombal). Inicialmente, é feita uma caracterização do meio envolvente, do conservatório e dos alunos de Acordeão (acordeão solo e classe de conjunto). De seguida, são apresentadas as planificações e respetivos relatórios das aulas. Por fim, é feita uma reflexão crítica de todo o trabalho realizado ao longo do estágio. A segunda parte corresponde ao trabalho de investigação desenvolvido com o título “Estratégias de memorização aplicadas no ensino-aprendizagem do acordeão”. O estudo pretendeu aplicar e desenvolver estratégias de memorização, de forma a que os alunos adquirissem um método de estudo adequado no que diz respeito à memorização de repertório. A investigação assume um carácter de investigação-ação num plano predominantemente qualitativo, embora com recurso a alguns aspetos quantitativos. Os recursos que suportaram a intervenção foram partituras musicais não trabalhadas pelos alunos. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram inquéritos por entrevista aos alunos, inquérito por questionário a docentes de acordeão, observação direta, com recurso a notas de campo, grelhas de observação e avaliação. As estratégias utilizadas apontam para resultados de memorização bastante positivos na medida em que os alunos adquiriram conhecimentos e capacidades para desenvolverem um método de estudo adequado relativamente à memorização de repertório.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report results from the work carried out in the context of the Master's degree in Music Teaching - Instrument (Accordion) and Ensemble Music, of the Higher School of Applied Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco, in the curricular unit Supervised Teaching Practice and is divided into two distinct parts, but related to each other. The first part addresses the work related to the Practice of Supervised Teaching, carried out at the Conservatory of Music David Sousa (Figueira da Foz and Pombal). Initially, a characterization of the surrounding environment, conservatory and accordion students (solo accordion and ensemble class) is made. The plans and their class reports are then displayed. Finally, a critical reflection is made of all the work carried out throughout the internship. The second part corresponds to the research work developed with the title "Memorization strategies applied in accordion teaching-learning". The study aimed to apply and develop memorization strategies, so that students acquire an appropriate method of study with regard to the memorization of repertoire. Research takes on an action research character in a predominantly qualitative plan, albeit using some quantitative aspects. The resources that supported the intervention were musical scores not worked by the students. The data collection techniques used were surveys by interview to students, questionnaire survey of accordion teachers, direct observation, using field notes, observation and evaluation grids. The strategies used point to very positive memorization results to the extent that the students acquired knowledge and skills to develop an appropriate study method in relation to the memorization of repertoire.pt_PT
dc.identifier.tid203300092
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8501
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstratégias de memorizaçãopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAcordeãopt_PT
dc.subjectPerformance musicalpt_PT
dc.subjectMemorization strategiespt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectAccordionpt_PT
dc.subjectMusical performancept_PT
dc.titleEstratégias de memorização aplicadas no ensino-aprendizagem do acordeãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Variante de Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Antunes(17).pdf
Size:
8.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: