Repository logo
 
Publication

Marketing na restauração : estudo de caso “Helana – Restaurante”

dc.contributor.authorRamos, Mário Rui dos Santos
dc.date.accessioned2017-02-22T14:23:44Z
dc.date.available2017-02-22T14:23:44Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionTrabalho apresentado em cumprimento dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Hotelaria e Restauração.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho visa a obtenção do Título em Especialista em Hotelaria e Restauração ao abrigo da Portaria n.º 256/2005 e do Decreto-lei n.º 206/2009, pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O objetivo é apresentar através da minha experiência e conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso profissional na área da Hotelaria e Restauração, um trabalho desenvolvido na minha área, intitulado “Marketing na Restauração – Estudo de Caso “Helana – Restaurante”. Na atualidade, para fazer face às exigências, necessidades e expetativas dos clientes, muitas empresas recorrem à utilização de ferramentas, que possam situar a sua posição no mercado, no sentido de manter os atuais e conquistar novos clientes. A Vila Idanha-a-Nova tem apostado no desenvolvimento do turismo da região, sendo fundamental a prestação de serviços de restauração com qualidade, uma condição fulcral para atingir essa meta. Este trabalho irá demonstrar as políticas de marketing da restauração adotadas, através da caracterização interna e externa do “Helana – Restaurante”, tendo em conta os fatores políticos, económicos, socioculturais e tecnológicos da região, bem como dos seus clientes-alvo, o posicionamento da marca, as fontes de mercado, o marketingmix, etc. Está em curso a aplicação de um inquérito de qualidade aos clientes do restaurante (baseado no modelo de SERVQUAL), de forma a aferir os níveis de satisfação e se confirmam que as características sui generis, fruto de um rumo traçado, alicerçado num código genético próprio e apto a produzir vantagens competitivas inimitáveis, são de facto uma boa aposta da gerência, logo este trabalho pode ser considerado como um início e não um fim. Assim, este trabalho permitiu concluir que o IVA é um dos fatores mais prejudiciais do restaurante em termos financeiros e que o planeamento de marketing confirma o potencial do setor de restauração, onde as atividades de marketing e comunicação muitas vezes se encontram ausentes, e que são cada vez mais imprescindíveis.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRAMOS, Mário Rui dos Santos (2014) - Marketing na restauração : estudo de caso “Helana – Restaurante”. Idanha-a-Nova : IPCB. ESGIN. 127 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5445
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectRestauraçãopt_PT
dc.subjectHelanapt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectPosicionamentopt_PT
dc.titleMarketing na restauração : estudo de caso “Helana – Restaurante”pt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceIdanha-a-Novapt_PT
oaire.citation.endPage127pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mario Ramos_.pdf
Size:
60.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: