Repository logo
 
Publication

Rompendo fronteiras : a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2011-09-20T14:58:44Z
dc.date.available2011-09-20T14:58:44Z
dc.date.issued2009-01
dc.description.abstractO estudo, de âmbito teórico e no contexto português, aponta para a importância das relações entre a escola, a comunidade e a autarquia (parcerias e partenariado), como vetor do desenvolvimento e da inovação. Para isso, deve-se partir da construção real de práticas de cooperação entre as comunidades locais e as instituições sociais e educativas, numa partilha de iniciativas e de projetos comuns com a escola (projeto educativo). A constituição de comunidades territoriais de educação é uma forma de desenvolver os valores e manter as tradições, o património ambiental, cultural e artístico, a promoção dos recursos e das sinergias, com o objetivo de um desenvolvimento em rede, de uma cidadania europeia e para o intercâmbio de proximidade. O autor estruturou o estudo em quatro pontos. No primeiro aborda as parcerias entre a escola e a comunidade local, destacando o signifi cado de parceria e o papel do partenariado na realidade educativa portuguesa. No segundo ponto explica-se a relação interativa entre parceria, participação e poder local. No terceiro ponto analisam se as lógicas e as dinâmicas de parceria “educação – escola” e, no último ponto a parceria “escola – autarquia”, de modo a promover a participação dos atores educativos, da escola e da comunidade.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2009) - Rompendo fronteiras: a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa. Educação Unisinos. ISSN 1519-387X. Vol. 13, nº 1, p. 63-75.por
dc.identifier.issn1519-387X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/835
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUnisinospor
dc.subjectPolítica educativapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAutonomia escolarpor
dc.subjectComunidade educativapor
dc.subjectTerritorizaçãopor
dc.subjectParceriapor
dc.subjectPartenariadopor
dc.titleRompendo fronteiras : a escola aberta às parcerias e à territorialização educativapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Leopoldo, RS, Brasilpor
oaire.citation.endPage75por
oaire.citation.startPage63por
oaire.citation.titleEducação Unisinospor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EM_Educação unisinos_ V.13, nº 1.pdf
Size:
8.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: