Publication
Rompendo fronteiras : a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2011-09-20T14:58:44Z | |
dc.date.available | 2011-09-20T14:58:44Z | |
dc.date.issued | 2009-01 | |
dc.description.abstract | O estudo, de âmbito teórico e no contexto português, aponta para a importância das relações entre a escola, a comunidade e a autarquia (parcerias e partenariado), como vetor do desenvolvimento e da inovação. Para isso, deve-se partir da construção real de práticas de cooperação entre as comunidades locais e as instituições sociais e educativas, numa partilha de iniciativas e de projetos comuns com a escola (projeto educativo). A constituição de comunidades territoriais de educação é uma forma de desenvolver os valores e manter as tradições, o património ambiental, cultural e artístico, a promoção dos recursos e das sinergias, com o objetivo de um desenvolvimento em rede, de uma cidadania europeia e para o intercâmbio de proximidade. O autor estruturou o estudo em quatro pontos. No primeiro aborda as parcerias entre a escola e a comunidade local, destacando o signifi cado de parceria e o papel do partenariado na realidade educativa portuguesa. No segundo ponto explica-se a relação interativa entre parceria, participação e poder local. No terceiro ponto analisam se as lógicas e as dinâmicas de parceria “educação – escola” e, no último ponto a parceria “escola – autarquia”, de modo a promover a participação dos atores educativos, da escola e da comunidade. | por |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2009) - Rompendo fronteiras: a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa. Educação Unisinos. ISSN 1519-387X. Vol. 13, nº 1, p. 63-75. | por |
dc.identifier.issn | 1519-387X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/835 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Unisinos | por |
dc.subject | Política educativa | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Autonomia escolar | por |
dc.subject | Comunidade educativa | por |
dc.subject | Territorização | por |
dc.subject | Parceria | por |
dc.subject | Partenariado | por |
dc.title | Rompendo fronteiras : a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | São Leopoldo, RS, Brasil | por |
oaire.citation.endPage | 75 | por |
oaire.citation.startPage | 63 | por |
oaire.citation.title | Educação Unisinos | por |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |