Repository logo
 
Publication

Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores

dc.contributor.authorRodrigues, Ana Vera
dc.contributor.authorGalvão, Cecília
dc.contributor.authorFaria, Cláudia
dc.contributor.authorCosta, Conceição
dc.contributor.authorCabrita, Isabel
dc.contributor.authorChagas, Isabel
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorTeixeira, Filomena
dc.contributor.authorSó, Patrícia
dc.contributor.authorNeto, Teresa
dc.contributor.authorVieira, Rui
dc.contributor.authorJoão, Patrícia
dc.date.accessioned2015-11-20T09:05:03Z
dc.date.available2015-11-20T09:05:03Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO estudo que se apresenta teve como principal finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvolvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de planificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formal em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (C/D). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curriculares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvolver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The present study had as main purpose to identify, characterize and share, at the leveI of higher education institutions (HEI), actions developed in training courses for education professionals that promote planning, implementation and evaluation of integrated practices of formal and non-formal science education (IPSE). The study included all Portuguese public HEI that offer teacher training courses with science component: 25 HEI and 75 courses. For data collection an interview survey, directed to the course coordinators / directors (C / D) was used. The response was 72%. Data were analyzed through content analysis using a mixed categorical system. The C / D considered the IPSE very important and said that students also recognized its importance to their training, considering its contribution to the development of their knowledge, skills, attitudes and values. Nevertheless, 11% of respondents admitted not to develop IPSE in any of the curricular units of the courses for which they are responsible. For the other courses, the curricular units where such practices predominate were identified, as well as the strategies / activities developed. Regarding the perception of the C / D on the preparation of students to develop IPSE in their future professional practice, 65% claimed to be insufficient.pt_PT
dc.description.sponsorship138/ID/2014
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana V. [et al.] (2015) - Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores. In Ministério da Educação e Ciência - Experiências de inovação didática no ensino superior. Lisboa : Portugal. Secretaria de Estado do Ensino Superior. ISBN 978-972-729-087-1. p. 129-148.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-729-087-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3096
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSecretaria de Estado do Ensino Superiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectEducação formal e não formalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectFormal and non-formal educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectTeaching trainingpt_PT
dc.titlePráticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.startPage129pt_PT
oaire.citation.titleExperiências de inovação didática no ensino superiorpt_PT
person.familyNameCabrita
person.familyNameJorge
person.familyNamePaixão
person.givenNameIsabel
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-id061C-AF35-9853
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0003-0255-7577
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.ridI-9638-2017
person.identifier.scopus-author-id55940821700
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5772bef8-747b-41a2-8bb3-df9565310524
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Praticas integradas de educação formal e não formal.pdf
Size:
10.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: