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Authors
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Abstract(s)
O aparecimento de novos espaços de aprendizagem em novos cenários da educação leva o autor a abordar a racionalidade do saber pedagógico; no âmbito da teoria da educação e/ou pedagogia. Assim, é essa racionalidade que sustenta a(s) teoria(s) sobre a educação e determina o questionamento do saber educativo ao nível conceptual ou teórico. A abordagem insere-se no campo da epistemologia pedagógica e da prática, considerando o saber sobre a educação uma racionalidade materialista na relação educativa (educador/educando) uma racionalidade tecnológica (saber fazer) e uma racionalidade hipertextual nas formas educativas formais e não formais (teoria sistémica). A reflexão faz-se em três pontos relacionados com as dinâmicas provenientes do universo educativo (escola, práticas, fatos, realidade educativa, etc.), no contexto dos saberes sobre a educação (periferia) e da(s) teoria(s) da(s) educação (conceitos, discursos, linguagem, áreas de saber das ciências da educação).
Description
Keywords
Saber pedagógico Teoria da educação Racionalidade Hipertextual Saber educativo Epistemologia Racionalidade tecnológica Racionalidade material
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (2009) - A racionalidade no saber pedagógico na periferia do universo educativo. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. In Investigar, Avaliar, Descentralizar. Bragança, 30 de Abril a 2 de Maio : atas. ISBN 978-972-745-102-9. p. 1-11.
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança
