Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A racionalidade no saber pedagógico na periferia do universo educativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Actas do X Congresso A racionalidade.pdf493.41 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O aparecimento de novos espaços de aprendizagem em novos cenários da educação leva o autor a abordar a racionalidade do saber pedagógico; no âmbito da teoria da educação e/ou pedagogia. Assim, é essa racionalidade que sustenta a(s) teoria(s) sobre a educação e determina o questionamento do saber educativo ao nível conceptual ou teórico. A abordagem insere-se no campo da epistemologia pedagógica e da prática, considerando o saber sobre a educação uma racionalidade materialista na relação educativa (educador/educando) uma racionalidade tecnológica (saber fazer) e uma racionalidade hipertextual nas formas educativas formais e não formais (teoria sistémica). A reflexão faz-se em três pontos relacionados com as dinâmicas provenientes do universo educativo (escola, práticas, fatos, realidade educativa, etc.), no contexto dos saberes sobre a educação (periferia) e da(s) teoria(s) da(s) educação (conceitos, discursos, linguagem, áreas de saber das ciências da educação).

Description

Keywords

Saber pedagógico Teoria da educação Racionalidade Hipertextual Saber educativo Epistemologia Racionalidade tecnológica Racionalidade material

Pedagogical Context

Citation

MARTINS, Ernesto (2009) - A racionalidade no saber pedagógico na periferia do universo educativo. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. In Investigar, Avaliar, Descentralizar. Bragança, 30 de Abril a 2 de Maio : atas. ISBN 978-972-745-102-9. p. 1-11.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Bragança

CC License