Repository logo
 
Publication

Aplicação pedagógica do «QR Code» em contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorGodinho, Joana
dc.date.accessioned2019-09-03T13:16:48Z
dc.date.available2019-09-03T13:16:48Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEstando a Sociedade imersa na Era Digital a Escola não pode ficar alheia a esta exigência. Assim, é importante criarem-se condições para que se comecem a incluir as ferramentas digitais nas práticas educativas. Este artigo apresenta uma investigação realizada com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico envolvendo 20 alunos, onde se utilizaram atividades com a aplicação digital «QR Code», na qualidade de ‘software educativo’ sendo essa a razão da sua utilização em contexto da Prática de Ensino Supervisionada, com duração de 3 sessões. A investigação teve caráter qualitativo, tendo por base instrumentos como observação participante, notas de campo, registos fotográficos, entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário. As atividades com o «QR Code» incluíram pesquisas na Internet que envolveram recolha de informação e imagens e posterior codificação. A forma como as atividades foram realizadas permitiu melhores aprendizagens quer ao nível dos conteúdos envolvidos quer da escritapt_PT
dc.description.abstractBeing immersed in the Digital Age society the school cannot be unrelated to this requirement. Thus, it is important to create conditions for them to begin to include the digital tools in educational practices. This article presents a research conducted with a class of the fourth year of the first Cycle of basic education involving 20 students, where used with digital implementation activities «QR Code», as 'educational software' being this the reason for your use in context of Supervised teaching Practice, with duration of 3 sessions. The investigation had qualitative character, based on instruments such as participant observation, field notes, photographic records, semi-structured interviews and surveys. The activities with the «QR Code» included Internet searches involving information gathering and images and later encoding. The way in which the activities were conducted enabled best learnings in terms of content involved or the writingpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGIL, Henrique ; GODINHO, Joana (2019) - Aplicação pedagógica do «QR Code» em contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB. In Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC, 5, Bragança, 7-8 fevereiro - ieTIC2019 : atas. Bragança : Instituto Politécnico. p. 177-189.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-250-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6645
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectQR Codept_PT
dc.subject1st CEBpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectQR Codept_PT
dc.titleAplicação pedagógica do «QR Code» em contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEBpt_PT
dc.title.alternativePedagogical application of the QR Code in the context of the Supervised Teaching Practice in Basic Educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragança, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage189pt_PT
oaire.citation.startPage177pt_PT
oaire.citation.titleV Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TICpt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
atas-ieTIC19 - Aplicação pedagógica.pdf
Size:
292.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: