Repository logo
 
Publication

Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.advisorVilela, Alexandre José de Brito
dc.contributor.authorSilva, José Miguel Carvalho Henriques
dc.date.accessioned2021-08-11T13:58:23Z
dc.date.available2021-08-11T13:58:23Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Trombone e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre, durante o ano letivo 2019/20, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola, da Classe de Trombone e Classe de Conjunto; planificações e respetivos relatórios de aula e uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte, referente ao Projeto de Ensino Artístico, é exposto o trabalho de investigação desenvolvido “Estratégias cooperativistas na aprendizagem de Trombone”, tendo como objetivo estudar a implementação de estratégias cooperativas na aprendizagem de Trombone. A investigação recai sobre uma investigação-ação, onde foram aplicadas as estratégias a um quarteto de trombone do 1º, 2º e 3º grau. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados inquéritos por questionário aos alunos participantes no estudo, grelhas de observação e grelhas de autoavaliação. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas potenciaram o desenvolvimento de competências sociais, teórico-musicais e técnico-musicais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This thesis is the result of the ongoing work obtained through the Master’s degree in Music Education: Trombone and Chamber Music at the College of Applied Arts of the Castelo Branco Polytechnic Institute, in the curricular units of Supervised Teaching Practice and Project of Artistic Teaching. The first part includes the Supervised Teaching Practice, carried out at the School of Arts of Northern Alentejo - Music Conservatory of Portalegre, during the school year of 2019/20, where a characterization of the school, its environment and the Trombone and Chamber Music students was made; the planning of classes and its reports, and a critical observation of the assignments worked on throughout the internship. The second part, concerning the Project of Artistic Teaching, discloses the investigational activity made, “Co-operative Learning Strategies of the Trombone”, in which its purpose consists in studying the implementation of co-operative strategies regarding the study of the Trombone. The investigation is based on a investigation-action relationship, where these strategies were applied to a trombone quartet of a 1st, 2nd and 3rd grade level. Surveys in the form of questionnaires, observation grids and selfassessment grids were used as a means of gathering data and were answered by the student participants in this study. The results show that the strategies chosen enhanced the development of their social skills, theory-based music skills and technique-based music skills.pt_PT
dc.identifier.tid202756807
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7661
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectEnsino de trombonept_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectMúsica de conjuntopt_PT
dc.subjectEnsemble de trombonespt_PT
dc.subjectCooperative learningpt_PT
dc.subjectTrombone teachingpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectChamber musicpt_PT
dc.subjectTrombone ensemblept_PT
dc.titleEstratégias cooperativistas na aprendizagem de trombonept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE - José Silva.pdf
Size:
7.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format