Publication
Guia de iniciação de música de câmara para clarinete
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Cristina Maria Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Ladeira, Pedro Miguel Reixa | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Cláudia Domingues | |
dc.date.accessioned | 2020-09-07T17:47:41Z | |
dc.date.available | 2020-09-07T17:47:41Z | |
dc.date.embargo | 2050-09-08 | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto. | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Integra, numa primeira parte, a caracterização do contexto educativo onde o projeto se operacionalizou, bem como a descrição e reflexão das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Profissional de Música de Espinho, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte do presente Relatório organiza-se como o relato do projeto de investigação implementado no mesmo contexto, tendo como objetivos analisar os efeitos da música de câmara na iniciação do clarinete, identificando o seu impacto no desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais. Paralelamente, propusemo-nos construir um guia orientador de aprendizagens, tendo como base as estratégias e os resultados do estudo. Em relação ao suporte concetual, foram utilizados os modelos pedagógicos de Suzuki e Vygostky, considerando o importante contributo teórico e metodológico destes autores na compreensão das vantagens da aprendizagem em grupo, em idades precoces, valorizando o papel da imitação na aprendizagem. Considerando que, ao longo do processo, assumi o duplo papel de docente e investigadora, a implementação do estudo organizou-se de acordo com a metodologia de investigação-ação, tendo como suporte a observação participante, as notas de campo, o inquérito a professores de clarinete, o inquérito aos alunos para avaliarem a experiência pedagógica em que participaram, os registos áudio e grelhas de avaliação de conhecimentos. De acordo com a experiência descrita neste Relatório e os resultados obtidos, nomeadamente a opinião dos professores inquiridos, realço a importância de promover a utilização da música de câmara na iniciação ao clarinete, valorizando a experiência da interação e cooperação entre pares para uma aprendizagem eficaz e motivadora. A construção do Guia foi um desafio conseguido e organiza-se como um recurso pedagógico para a iniciação à aprendizagem do clarinete. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract : The current internship report was developed within the disciplines of Supervised Teaching Practice and artistic education project of second year of Master degree in Music teaching, at Escola Superior de Artes Aplicadas of Instituto Politécnico de Castelo Branco. In the first part contains the description of the educational environment where the internship happened as the description and reflection of the activities developed at Escola Profissional de Música de Espinho, in the year 2019/2020. The second part reports the investigation project, having as goals analyze the chamber music’s effects on initiation through musical and socio-emotional development. We proposed to build a guide book with some learning advisor, having as base some results of the study. In relation to bibliographic review, pedagogical models of Suzuki and Vygostky were used considering the important theoretical and methodological contribution to understand the value of the work done in group classes, young ages, valuing imitation on education. Considering that during this process I was a teacher and an investigator, this study was made according an action research, having as support observation, notes, inquiries to professors and students to evaluate the experience where they participate, recordings and knowledge evaluation grids. According to this experience described in this report and the results, like the opinion of the professors that participate, I think the use of chamber music in clarinet’s initiation is very important because it values the interaction and cooperation experience between pairs to an effective and motivating learning. The construction of the guide book was a challenge and it is a pedagogical resource to initiation to the clarinet learning. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202516059 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7229 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Clarinete | pt_PT |
dc.subject | Música de câmara | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Grupo | pt_PT |
dc.subject | Iniciação | pt_PT |
dc.subject | Clarinet | pt_PT |
dc.subject | Chamber music | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Group | pt_PT |
dc.subject | Initiation | pt_PT |
dc.title | Guia de iniciação de música de câmara para clarinete | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Ana Pereira(17).pdf
- Size:
- 2.58 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format