Repository logo
 
Publication

Desenho em suporte analógico e em suporte digital: contributos de uma investigação

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorPeres, Paula
dc.contributor.authorSousa, Carolina Ferreira de
dc.date.accessioned2022-12-16T13:59:17Z
dc.date.available2022-12-16T13:59:17Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNesta época de comunicação, a nível global, os ambientes educativos necessitam de novos recursos que motivem e estimulem o processo educacional. O crescimento exponencial do conhecimento aliado à utilização dos recursos digitais, em ambientes de ensino e aprendizagem, tem vindo a contribuir para alterar o modelo de educação tradicional e potenciar o desenvolvimento curricular através de estratégias mais contemporâneas, permitindo, assim, uma maior diversidade de aprendizagens pelas crianças. De modo a favorecer a inclusão das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) na Educação Pré-Escolar (EPE) foi realizada uma investigação que teve por objetivo averiguar que recurso (digital ou analógico) promove melhores aprendizagens (ex: forma, espaço e cor) ao nível do subdomínio das Artes Visuais (AV). A investigação, de natureza qualitativa, tratando-se de uma investigação-ação, foi desenvolvida no ano letivo de 2020/2021, com um grupo heterogéneo composto por 25 crianças, num Jardim de Infância do concelho de Castelo Branco, das quais 5 (com 5 e 6 anos de idade) constituíram a amostra deste projeto. Na recolha de dados, privilegiaram-se a observação participante e as notas de campo, nas intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação (EE); as entrevistas à Orientadora Cooperante bem como a duas Educadoras de Infância (EI) do agrupamento de escolas. Nas três intervenções pedagógicas implementadas foram desenvolvidas atividades de desenho, quer em suporte analógico (desenho a lápis em suporte papel) quer em suporte digital (software de desenho Paint), de modo a perceber qual destes recursos promove melhores aprendizagens, no subdomínio das AV. Os resultados obtidos, na sua generalidade, apontam que, na EPE: ao nível da organização do espaço gráfico, pelas crianças, a utilização do software de desenho Paint promove melhores resultados; ao nível da forma e da cor os resultados são melhores, em suporte analógico. Os resultados apontam ainda para a importância da utilização das TIC pelas crianças, de forma regular e sistemática, nas suas rotinas diárias, tanto em casa como no meio escolar, para promover melhores aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractIn this era of communication, at a global level, educational environments need new resources that motivate and stimulate the educational process. The exponential growth of knowledge combined with the use of digital resources, in teaching and learning environments, has contributed to changing the traditional education model and enhancing curriculum development through more contemporary strategies, thus allowing a greater diversity of learning by children. In order to favor the inclusion of ICT in Pre-School Education, an investigation was carried out to find out which resource (digital or analogue) promotes better learning (eg shape, space and colour) in the Visual Arts sub-domain. The investigation, of a qualitative nature, being action research, was developed in the academic year 2020/2021, with a heterogeneous group composed of 25 children, in a Kindergarten in the municipality of Castelo Branco, of which 5 (with 5 and 6 years old) constituted the sample of this project. In data collection, participant observation and field notes were privileged in pedagogical interventions; questionnaire surveys to Parents interviews with the Cooperating Advisor as well as with two Kindergarten Educators from the group. In the three pedagogical interventions implemented, drawing activities were developed, either in analogue support (pencil drawing on paper) or in digital support (Paint drawing software), in order to understand which of these resources promotes better learning, in the Visual Arts subdomain. The results obtained, in general, indicate that, in Pre-School Education: in terms of organization of the graphic space, by children, the use of the Paint drawing software promotes better results; in terms of shape and colour the results are better in analogue support. The results also point to the importance of the use of ICT by children, in a regular and systematic way, in their daily routines, both at home and in the school environment, to promote better learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, H., Péres, P. & Sousa, C. (2022). Desenho em suporte analógico e em suporte digital : contributos de uma investigação. In: Silva, E., Mesquita, C., Pires, M. & Lopes, R. (Eds.) (2022). VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-301-6. p. 478-489.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-301-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8242
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectExpressões artísticas e artes visuaispt_PT
dc.subjectSoftware de desenho Paintpt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectArtistic expressions and visual artspt_PT
dc.subjectMicrosoft Paint softwarept_PT
dc.subjectInformation and communication technologiespt_PT
dc.titleDesenho em suporte analógico e em suporte digital: contributos de uma investigaçãopt_PT
dc.title.alternativeDrawing in analogue and digital support: contributions from an investigationpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage489pt_PT
oaire.citation.startPage478pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObject
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Texto completo_INCTE2022.pdf
Size:
571.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: