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Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades.

dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.date.accessioned2012-12-18T16:41:40Z
dc.date.available2012-12-18T16:41:40Z
dc.date.issued1994
dc.descriptionDissertação apresentada à Faculdade de Motricidade Humana com vista à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial.por
dc.description.abstractA educação de crianças com necessidades educativas especiais tem sofrido algumas mudanças ao longo dos tempos. A partir da década de 70 as mudanças em Educação Especial direccionam-se no sentido de uma progressiva integração da criança com necessidades educativas especiais na escola regular. Neste processo o professor do ensino regular tem um papel importante, na medida em que este se confrontará cada vez mais com crianças com necessidades na sua sala de aula, o que o leva também a confrontar-se com metodologias diferentes, novas técnicas de trabalho e diferentes estratégias, daí que ele tenha que estar consciente do seu papel e da sua função. O sistema pretende proporcionar aos futuros professores, logo na sua formação inicial, uma sensibilização às necessidades educativas especiais, para que possam desempenhar melhor o seu papel. Assim, o presente trabalho de investigação procurou analisar se as opiniões sobre a formação inicial de professores em necessidades educativas especiais, coincidem entre professores que são responsáveis por essa formação e professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. O instrumento utilizado para recolher a opinião dos professores foi o questionário, tendo sido construído a partir de entrevistas e da análise da literatura. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto à ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos. A investigação termina deixando registadas algumas recomendações/sugestões para alterações curriculares.por
dc.identifier.citationMESQUITA, Maria Helena Ferreira de Pedro (1994) - Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. Lisboa : UTL. Faculdade de Motricidade Humana. 208 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1605
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.titleFormação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage208por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.givenNameMaria Helena
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1
person.identifier.ciencia-id7C16-251C-4326
person.identifier.orcid0000-0001-6869-9856
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10
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