Publication
Estratégias para o sucesso no ensino da formação musical
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia | |
dc.contributor.advisor | Abrantes, Maria Manuela Cravo | |
dc.contributor.author | Gravito, Margarida Isabel Gonçalves da Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2015-12-16T13:48:06Z | |
dc.date.available | 2015-12-16T13:48:06Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Classe de Conjunto. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Classe de Conjunto, nas turmas de Formação Musical IV grau e Coro Juvenil, no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Numa primeira parte do relatório centramo-nos no conhecimento do contexto, da escola e do ensino. São apresentadas descrições e apontamentos sobre as aulas durante o nosso desempenho como docente nas disciplinas de Formação Musical IV e Coro Juvenil, assim como disponibilizadas as planificações, reflexões e material utilizado. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “ – Estratégias para o sucesso no ensino da Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: - Que estratégias usar para melhorar as competências dos alunos na Formação Musical? - Que experiências/atividades mais motivam os alunos nas aulas de Formação Musical? A investigação baseou-se na análise da problemática do Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram a caracterização da escola do ensino especializado – Conservatório; seleção das turmas, planificação e lecionação de aulas, recolha de dados e registos de observação, realização de inquéritos, recolha e análise dos dados e das reflexões produzidas, com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais. Como instrumentos adotados destacam-se as referências bibliográficas, fichas de trabalho, os questionários, as ferramentas de trabalho estatístico e informático. Concluindo, e de acordo com os objetivos da investigação, as estratégias adotadas parecem levar à melhoria das competências na classe de formação musical e as atividades que mais motivam os alunos foram tido em conta durante o ano letivo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201040980 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/3146 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.subject | Formação musical | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Sucesso | pt_PT |
dc.subject | Competências musicais | pt_PT |
dc.title | Estratégias para o sucesso no ensino da formação musical | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Classe de Conjunto | pt_PT |