Repository logo
 
Publication

Estratégias para o sucesso no ensino da formação musical

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.advisorAbrantes, Maria Manuela Cravo
dc.contributor.authorGravito, Margarida Isabel Gonçalves da Fonseca
dc.date.accessioned2015-12-16T13:48:06Z
dc.date.available2015-12-16T13:48:06Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Classe de Conjunto.pt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Classe de Conjunto, nas turmas de Formação Musical IV grau e Coro Juvenil, no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Numa primeira parte do relatório centramo-nos no conhecimento do contexto, da escola e do ensino. São apresentadas descrições e apontamentos sobre as aulas durante o nosso desempenho como docente nas disciplinas de Formação Musical IV e Coro Juvenil, assim como disponibilizadas as planificações, reflexões e material utilizado. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “ – Estratégias para o sucesso no ensino da Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: - Que estratégias usar para melhorar as competências dos alunos na Formação Musical? - Que experiências/atividades mais motivam os alunos nas aulas de Formação Musical? A investigação baseou-se na análise da problemática do Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram a caracterização da escola do ensino especializado – Conservatório; seleção das turmas, planificação e lecionação de aulas, recolha de dados e registos de observação, realização de inquéritos, recolha e análise dos dados e das reflexões produzidas, com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais. Como instrumentos adotados destacam-se as referências bibliográficas, fichas de trabalho, os questionários, as ferramentas de trabalho estatístico e informático. Concluindo, e de acordo com os objetivos da investigação, as estratégias adotadas parecem levar à melhoria das competências na classe de formação musical e as atividades que mais motivam os alunos foram tido em conta durante o ano letivo.pt_PT
dc.identifier.tid201040980
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3146
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSucessopt_PT
dc.subjectCompetências musicaispt_PT
dc.titleEstratégias para o sucesso no ensino da formação musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Classe de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE FINAL - MARGARIDA - entregue.pdf
Size:
3.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: