Repository logo
 
Publication

O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância

dc.contributor.authorPassarinha, Joana Margarida Hilário
dc.date.accessioned2012-05-04T12:41:36Z
dc.date.available2012-05-04T12:41:36Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionRelatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractDevido à utilidade que o desenho tem vindo a assumir, ao longo dos anos, na sociedade e à sua importância no desenvolvimento cognitivo das crianças, o objetivo deste Relatório de Estágio consiste em averiguar se o desenho funciona como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância. O presente Relatório de Estágio é consequente da prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, que decorreu de 21 de abril a 2 de julho de 2010 numa Instituição de Educação Pré-Escolar em Castelo Branco. A recolha dos dados porém foi efetuada em uma outra Instituição do mesmo nível de ensino. Tal deve-se ao período em que a prática decorreu e á data em que o projeto do Relatório foi aprovado, janeiro de 2011. Para que existisse um fio condutor, neste Relatório de Estágio, foi realizada uma revisão de literatura, partindo da Educação Pré-Escolar em Portugal e da influência da expressão plástica até à abordagem do desenho, nesse mesmo nível de ensino, salientando a sua importância e evolução. Com base na análise de conteúdo das entrevistas às educadoras de infância, pode-se afirmar que o desenho ainda é usado, na sua maioria, como uma forma de registo livre, em que as crianças têm liberdade de se expressar sem a imposição de regras ou momentos definidos e como desenho orientado, onde são solicitadas representações de situações vividas, assentes em regras e temas específicos. Apesar do conhecimento sobre a importância do desenho na vida das crianças, sente-se ainda uma forte necessidade de explorar os dois registos mais utilizados na Educação Pré-Escolar: o desenho livre e o desenho orientado.por
dc.identifier.citationPASSARINHA, Joana Margarida Hilário (2012) - O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 205 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1263
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectDesenho infantilpor
dc.subjectExpressão plásticapor
dc.subjectComunicação e representaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMemorizaçãopor
dc.titleO desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage205por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infancia - Relatorio de estagio.pdf
Size:
19.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: