Publication
O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância
dc.contributor.author | Passarinha, Joana Margarida Hilário | |
dc.date.accessioned | 2012-05-04T12:41:36Z | |
dc.date.available | 2012-05-04T12:41:36Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Relatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. | por |
dc.description.abstract | Devido à utilidade que o desenho tem vindo a assumir, ao longo dos anos, na sociedade e à sua importância no desenvolvimento cognitivo das crianças, o objetivo deste Relatório de Estágio consiste em averiguar se o desenho funciona como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância. O presente Relatório de Estágio é consequente da prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, que decorreu de 21 de abril a 2 de julho de 2010 numa Instituição de Educação Pré-Escolar em Castelo Branco. A recolha dos dados porém foi efetuada em uma outra Instituição do mesmo nível de ensino. Tal deve-se ao período em que a prática decorreu e á data em que o projeto do Relatório foi aprovado, janeiro de 2011. Para que existisse um fio condutor, neste Relatório de Estágio, foi realizada uma revisão de literatura, partindo da Educação Pré-Escolar em Portugal e da influência da expressão plástica até à abordagem do desenho, nesse mesmo nível de ensino, salientando a sua importância e evolução. Com base na análise de conteúdo das entrevistas às educadoras de infância, pode-se afirmar que o desenho ainda é usado, na sua maioria, como uma forma de registo livre, em que as crianças têm liberdade de se expressar sem a imposição de regras ou momentos definidos e como desenho orientado, onde são solicitadas representações de situações vividas, assentes em regras e temas específicos. Apesar do conhecimento sobre a importância do desenho na vida das crianças, sente-se ainda uma forte necessidade de explorar os dois registos mais utilizados na Educação Pré-Escolar: o desenho livre e o desenho orientado. | por |
dc.identifier.citation | PASSARINHA, Joana Margarida Hilário (2012) - O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 205 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1263 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Desenho infantil | por |
dc.subject | Expressão plástica | por |
dc.subject | Comunicação e representação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Memorização | por |
dc.title | O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 205 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infancia - Relatorio de estagio.pdf
- Size:
- 19.41 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: