Repository logo
 
Publication

Design e arquitetura escolares : currículo oculto

dc.contributor.authorPaiva, Bartolomeu Figueiredo
dc.date.accessioned2018-09-26T11:30:02Z
dc.date.available2018-09-26T11:30:02Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múl􀆟plas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legitima enquanto entidade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estética e funcional e inaugurando novas perspetivas didáticas decorrentes da fusão entre utilizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de par􀆟cipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refletir sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estéticas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – participando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Education, as a fundamental concept and state for the transformation of man in its multiple dimensions, finds a potential universe in its resources and contexts of reference that, projecting the school besides its role merely academic, legi􀆟mate the education as a promoter entity of a cultural pedagogy. Design and architecture, as concomitant areas of school reality, have been asserting new ways of aesthetic and functional expression and opening new didactic insights resulting from the fusion between operator, context, and object - main features to the preference redefinition and to the duty of civic participation in a framework of spaces and objects´ (re)invention and humanization commonly used. On the assumption of the views expressed, we come to establish facts and reflect on the possibility of school to affirm itself as a center of knowledge, culture, and leisure with ecological, aesthetic, and civic concerns, in which design and architecture have established themselves as an unknown curriculum – and thereby they have participated in this integrate purpose of teaching and educating.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPAIVA, B. (2015) - Design e arquitetura escolares : currículo oculto. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VIII, nº 15.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6206
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectCurrículo ocultopt_PT
dc.titleDesign e arquitetura escolares : currículo ocultopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage4pt_PT
oaire.citation.issue15pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeVIIIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Design e arquitetura.pdf
Size:
220 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: